Segunda-Feira 13/10/2025 04:16

Subsecretário da Juventude defende ações para jovens e egressos do sistema socioeducativo

Estado - Ações Públicas - Sistema Socioeducativo

Foto:Divulgação

A Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude (Subjuv) pasta vinculada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) esteve representada na audiência pública “Crianças e Adolescentes em MS: Perspectivas para os próximos dez anos”, realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, na última semana, por proposição do deputado estadual, Junior Mochi (PMDB/MS) em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).

Na ocasião, o subsecretário Diego Mariano defendeu que o Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes deve ter um cuidado maior com os jovens egressos do sistema socioeducativo. “É preciso efetivar uma rede de proteção aos jovens em conflito com a lei que já cumpriram suas medidas, de modo que se diminua a reincidência e tiremos ele da criminalidade. Um jovem que encontra amparo ao sair das medidas será, sem dúvida, um cidadão a mais contribuindo para o bem da coletividade”, enfatizou o subsecretário.

Ainda para o subsecretário é preciso atuar em rede com as políticas públicas da Assistência Social, Saúde e Educação proporcionando qualificação profissional, fortalecimento de vínculos com a comunidade e a família, cuidar daqueles que são usuários de substâncias psicoativas de modo que este jovem possa se desenvolver plenamente.

Para a coordenadora do curso de especialização em Educação Infantil e dos cursos de extensão: formação continuada em Educação Infantil: MEC/UFMS e membro da Rede Nacional da Primeira Infância, Ordália Alves Almeida, “as crianças e os adolescentes devem ser nossas prioridades imediatas e isso não deve ser somente uma frase de impacto, mas deve se refletir em aspectos legais que assegurem os direitos”.

Durante o evento a especialista em gestão da Política Social e coordenadora do Relatório de Monitoramento dos Direitos da Criança e do Adolescente do Brasil, Milda Lourdes Moraes, apresentou um diagnóstico da situação dos meninos e meninas a partir de 60 indicadores. Em 2013, 52,41% dos lares em Mato Grosso do Sul eram chefiados pelas mães (120.596). Em 2008, eram 23,12%, ou seja, subiu significativamente esse número. Outra preocupação em MS, segundo a especialista, são as crianças sem registros de nascimento. “Aqui em Mato Grosso do Sul sabemos que 419 crianças estavam sem o registro de nascimento em 2012, algo preocupante, pois essas crianças não tiveram nem o direito de existir”, pontuou.

O evento também contribuiu para a elaboração do Plano Estadual Decenal dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes e segundo o analista de projetos da Organização Mundial de Educação Pré-Escolar (OMEP/MS) e coordenador da equipe que elabora o PEDCA, Márcio Vasconcelos, Mato Grosso do Sul é o segundo estado brasileiro que se dedica a implantar o plano. “O diferencial do MS é que aqui além do governo estadual, a produção do plano reúne as entidades que atendem as crianças e adolescentes”.

Notícias MS/RMC

Subsecretário da Juventude, Jovens, Sistema

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens