Sexta-Feira 11/07/2025 13:51

Ladário aprova Plano Municipal de Cultura e prefeito destaca conquista como um grande avanço

Ações Públicas - Conquista

Foto:Divulgação

O município de Ladário, por meio da Fundação de Cultura, aprovou nesta quarta-feira, 07 de dezembro, o Plano Municipal de Cultura, que traz suas 20 principais metas a serem desenvolvidas dentro da Pérola do Pantanal. O evento, que aconteceu na Casa da Cultura, reuniu o prefeito José Antonio Assad e Faria, que esteve acompanhado da primeira dama Gisele Maria Saab Assad e Faria, a diretora-presidente da Fundação de Cultura Wanessa Rodrigues, Presidente do Conselho de Cultura  Simone Góes e a vereadora Delari Ebeling (PP) representando a Câmara Municipal, bem como  representantes de diversos segmentos da cultura ladarense.

Com o objetivo de ser um instrumento de gestão das políticas culturais no município, o Plano Municipal de Cultura será um documento muito importante, trazendo todas as diretrizes, estratégias, ações e metas para o desenvolvimento da cultura no município para os próximos 10 anos. Será um documento de gestão cultural, estando alinhado aos Planos Estadual e Nacional de Cultura, mencionou a diretora-presidente da Fundação de Cultura Wanessa Rodrigues.

“Através do diálogo com artistas e conselheiros de cultura, primeiramente realizamos o Diagnóstico Cultural, o qual mostra a situação atual da cultura no município servindo então de base para a elaboração do Plano. O resultado servirá como instrumento de planejamento e gestão para o poder público municipal para os próximos 10 anos, garantindo desta maneira, a raiz de um povo tão rico e cheio de manifestações culturais, que a cada ano, passa a ser destaque tanto no cenário nacional, como estadual”, falou Wanessa que ainda agradeceu o empenho de sua equipe e da classe artística do município.

Já o chefe do Executivo ladarense, lembrou-se da crise financeira que o Brasil passa, onde durante uma reunião na Assomasul, com prefeitos, do Estado, uma das saídas encontradas por todos foi cancelar eventos culturais nas cidades, porém, Ladário foi contra e mesmo com dificuldades, jamais deixou de apoiar e investir em eventos culturais, que já estão incluídos no Calendário de Eventos deste município pantaneiro.   “Disse que em Ladário, a cultura é artigo de primeira necessidade e  que não estaríamos de acordo”, comentou José Antonio.

“O PMC tem como função garantir as memórias, tradições, histórias, ou seja, os direitos culturais da população, que é uma obrigação constitucional do poder público , como por exemplo a criação de um arquivo municipal, contendo todas essas lembranças dentro da cidade. A preocupação da administração durante esses oito anos, foi fazer levar às pessoas essa nossa maneira de pensar, de que a cultura é um produto e uma necessidade essencial na vida de cada um. E nós firme e forte, conseguimos manter os nossos eventos, mostrando a capacidade e o valor de um povo rico, cheio de tradições, que jamais deverá ser perdida, ainda mais, com o PMC”, disse o prefeito.

Logo após as explanações, foi formado grupos de discussão, para que estudassem o plano e colocassem as propostas, incumbidas nas 20 metas do PMC,  em evidências. Entre os participantes, estava a artista plástica Celia Regina de Souza, que ao ser indagada sobre o Plano, se diz estar muito contente com essa conquista na história de Ladário.

“Com certeza para nós é uma importância para se comemorar. As raízes de um município estão na sua história cultural. Durante todos esses anos, tivemos um incentivo muito grande no quesito cultural, eventos e até mesmo encontros artísticos. Uma cidade viva é uma cidade que valoriza a sua cultura”, afirmou Célia.

Além disso, por sua vez, o plano também terá o papel de nortear todas as atividades culturais do município, fazendo com que a cena cultural da cidade ganhe mais visibilidade, alinhando a politica cultural de Ladário, com as do Estado e do governo federal, viabilizando a liberação de recursos para o município. Com o PMC o município cumpre mais 1 das 5 etapas obrigatórias e instituídas pelo Sistema Nacional de Cultura: 01) ter um órgãos gestor exclusivo de cultura – Fundação Municipal de Cultura de Ladário, 02) Conferência Municipal – realizada em Ladário em 2013, 03) Conselho de Cultura – Conselho Municipal de Cultura de Ladário desde 2014, 04) Plano de Cultura – Plano Municipal de Cultura de Ladário. Faltando apena a criação do Fundo Municipal de Cultura para que o Sistema Municipal de Cultura esteja completo e alinhado as políticas nacionais de cultura.

Todo esse processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura recebeu assessoria técnica da Secretaria Estadual de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação sob a coordenação da Superintendente de Cultura de MS, Claudia Medeiros e equipe, através do Projeto de Apoio a Implantação dos Sistemas Municipais de Cultura. Projeto que prestou assessoria técnica da SECTEI aos gestores municipais de cultura de MS, auxiliando na elaboração do Plano, por meio das capacitações aos gestores públicos de cultura, que ocorreram em Campo Grande nos anos de 2015 e 2016.

A partir de agora o Plano Municipal de Cultura será encaminhado como minuta de Lei, para a Câmara de Vareadores, que deverá aprovar.

Prefeitura de Ladário/RMC

Plano Municipal de Cultura, Aprovação, Conquista

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,419
Euro 6,383
Franco suíço 6,823
Yuan 0,756
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens