Segunda-Feira 13/10/2025 10:01

Secretário de Justiça e Segurança Pública apresenta diagnóstico da fronteira ao ministro da Defesa

Estado - Segurança Pública - Fronteira Segura

Foto: Divulgação

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, apresentou nesta quinta-feira (8), durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, que contou com a presença do ministro da Defesa, Raul Jungmann, um diagnóstico dos problemas da região de fronteira de Mato Grosso do Sul, que conta 1.517 km, dos quais 1.131 com o Paraguai e 386 com a Bolívia, sendo 549 km de fronteira seca.

Conforme relato feito pelo secretário José Carlos Barbosa aos parlamentares e autoridades, Mato Grosso do Sul é um Estado rico em Belezas Naturais, mas que divide espaço com outra realidade, a necessidade de cuidar de suas fronteiras. “Temos 12 municípios localizados na linha de fronteira, que somados aos 32 que são da faixa de fronteira, totalizam mais de um milhão de habitantes. Nós temos a maior concentração de cidades gêmeas do Brasil. Somos recordistas em apreensão de drogas, com 280 toneladas em 2015 e a expectativa para esse ano é que devemos ultrapassar a marca de 300 toneladas de entorpecentes apreendidos”.

Para o dirigente da pasta de Segurança Pública do Estado, é impossível se pensar hoje em segurança das fronteiras sem a presença marcante da União. “Temos uma guerra instalada no Brasil. Um sistema prisional que precisa ser reformulado. O Estado, por exemplo, possui cerca de 16 mil presos, desses mais seis mil são oriundos do tráfico de drogas. Nós gastamos em média 130 milhões por ano com 41% dos presos, recurso que deveria ser destinado ao MS pelo Governo Federal, devido à natureza do crime. Por isso proteger o Mato Grosso do Sul é proteger o Brasil”, explanou o secretário durante o seu discurso.

Na ocasião, o ministro Raul Jungmann apresentou dados sobre o trabalho que vem sendo realizado pelo Governo Federal para a segurança do País e destacou que as questões de fronteiras estão sendo tratadas como prioridade. “Na fronteira muita das vezes se inicia o crime que vai explodir nas nossas capitais e cidades. Temos 17 mil quilômetros de fronteiras, sendo nove mil molhadas e sete mil secas. São 10 países com quem estamos em paz. Temos as três forças armadas atuando com ações repressivas e preventivas, mas isso não basta. Precisamos integrar prefeituras, Receita Federal, Ibama, todas as polícias, os países vizinhos,entre outros, para então conseguirmos avançar”, explicou.

Ainda de acordo com o ministro da Defesa, o atual governo já está realizando uma reformulação no programa de fronteiras. “Dentre as ações previstas para serem desenvolvidas no próximo ano estão a atuação do Gabinete Conjunto de Gerenciamento das Fronteiras, que vai integrar todas as forças, dar prioridade a intensificação de operações de inteligência, além da destinação de 340 milhões para serem investidos no Sistema Integrado de Monitoramento das Fronteiras (SISFRON), sendo que o projeto piloto será realizado em Dourados. Portanto dentro das fronteiras a prioridade está aqui nesta região”, anunciou Jungmann.

Outra medida que também está sendo adotada pela União em relação à segurança das fronteiras é a implantação de núcleos de inteligência em cinco estados da Federação, Mato Grosso do Sul será o primeiro a contar com o novo órgão que vai auxiliar na atuação contra os crimes fronteiriços.

“Esse núcleo que começa a ser implantado nesta quinta-feira, terá a participação de vários órgãos estaduais e federais. É muito importante essa integração entre as polícias. Tem muitas pessoas que defendem a criação de muros entre as fronteiras, eu defendo que temos que construir pontes para termos cada vez mais ações integradas. Estamos fortalecendo nossas estruturas, por meio do programa MS Mais Seguro, que está investindo mais de R$ 96 milhões em equipamentos de proteção pessoal, viaturas, armamentos, munições e fortalecimento das nossas policias”, destacou o governador Reinaldo Azambuja, que ainda pediu ao ministro uma atenção espacial em relação ao projeto que institui o adicional aos efetivos que atuam na região de fronteira.

Ainda durante a sessão ordinária foi entregue ao ministro Raul Jungmann, a Carta de Campo Grande, documento resultado de audiência pública, proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Junior Mochi (PMDB) e o deputado Coronel David (PSC), que discutiu a segurança nas fronteiras e está disponível na íntegra clicando aqui.

Notícias MS

Justiça, Segurança, Diagnóstico, Fronteira, Defesa

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens