Segunda-Feira 13/10/2025 14:21

Sistema de fronteira terá 70% mais recursos em 2017, diz ministro

Estado - Ações Públicas - Novo Sistema

Foto: Divulgação 

Em visita a Campo Grande nesta quinta-feira (8), o ministro da Defesa, Raul Jugman, anunciou aumento de 70% nos recursos destinados ao policiamento das fronteiras com outros países. Isso representa R$ 340 milhões a serem investidos no Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), cujo projeto piloto opera em Dourados desde novembro de 2014.

Ao lado do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o ministro também adiantou algumas mudanças nas ações de fronteira, a começar pela Operação Ágata, que passará a ser realizada em ações menores, de um dois dias, sempre de “surpresa”, ao longo do ano, e não ostensivamente em edições pontuais. Tal operação integra o Plano Estratégico de Fronteiras, do Governo Federal, criado para reprimir o crime na divisa do Brasil com dez países sul-americanos.

Ainda nesta quinta-feira, às 15h, Raul Jugman se reunirá na sede da Sejusp (Secretaria de Segurança Pública de MS) para discutir detalhes sobre o núcleo que irá gerenciar o policiamento das fronteiras do Estado – previsto para operar ainda este mês. Estarão presentes especialistas e o chefe da inteligência do Ministério da Justiça. Entre os pontos a serem definidos estão a logística, equipamentos e o efetivo necessários para o funcionamento do núcleo, que será o primeiro do Brasil.

E para conferir o andamento dos trabalhos, o ministro comprometeu-se a visitar Mato Grosso do Sul a cada 90 dias, para monitorar de perto as ações do Ministério da Defesa voltadas à fronteira. “Tentarei, inclusive, trazer outro ministros”, adiantou. “Essa questão já foi definida como prioridade e o presidente Michel Temer (PMDB) já reformulou, em novembro, o programa destinado às fronteiras”, pontuou Jugman.

As declarações foram prestadas durante audiência pública esta manhã na Assembleia Legislativa, com o tema "Segurança nas Fronteiras: Responsabilidade da União". No encontro, deputados entregaram uma carta contendo reivindicações para a segurança na faixa de fronteira e também para o sistema prisional sul-mato-grossense.

Perseguições - O ministro Raul Jugman também citou novos acordos bilaterais em andamento junto aos países do cone-sul, entre eles, um que permitirá que a polícia brasileira entre nos países vizinhos durante uma perseguição, e vice-versa. O debate já teve início, com a presença do ministro das Relações Exteriores, José Serra.

Já o governador Reinaldo Azambuja, ponderou que, além desse primeiro núcleo de fronteira, é importante que a União aumente o efetivo da Polícia Federal e PRF (Polícia Rodoviária Federal) e crie inventivos, como adicional para quem trabalha nessas regiões. Outro ponto reiterado pelo tucano é que o Estado precisa de ajuda da União para manutenção e melhoria do sistema prisional, uma vez que 50% dos presos são oriundos do tráfico de drogas, que se potencializa em fronteiras que são a porta de entrada do país.

Campo Grande News /PH

Sistema de fronteira, 70%, mais recursos, 2017, diz ministro,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens