Quinta-Feira 06/11/2025 22:44

Longen cobra segurança jurídica em relação aos contratos de concessão dos incentivos fiscais

Brasil - Estado - Economia - Desenvolvimento da Economia

Foto: Divulgação

Em entrevista concedida nesta quarta-feira (07/12) ao Programa Bom Dia MS, da TV Morena, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, tratou com preocupação a questão da legalidade dos incentivos fiscais questionada por alguns Estados no Supremo Tribunal Federal (STF). “Mato Grosso do Sul recebe incentivos fiscais que atendem às necessidades de vinda de novas empresas e manutenção das que já estão instaladas. Porém, a discussão levantada pelo Governo Federal sobre o repasse de repatriação aos Estados, que pode resultar no rompimento de contratos sobre os incentivos fiscais dado às indústrias aqui instaladas, preocupa grandemente o setor, pois, precisamos de segurança jurídica neste sentido e precisamos com urgência”, frisou.

Para Sérgio Longen, os incentivos fiscais ajudam a desenvolver a economia do País de uma forma ordenada, atraindo empresas às regiões que não são grandes consumidoras. “Trata-se de trocar impostos por empregos. É preciso deixar muito claro que incentivo fiscal não é concedido para aumentar o lucro da empresa, mas sim para conferir competitividade para aquelas que não estão sediadas em grandes centros consumidores”, reforçou.

A política de concessão de incentivos fiscais foi um dos pontos apresentados aos governadores dos Estados da Região Centro-Oeste mais Rondônia e Tocantins pelo setor produtivo das seis Unidades da Federação, representado pelos presidentes das Federações das Indústrias de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Brasília, Rondônia e Tocantins, durante as duas últimas edições do Fórum dos Governadores do Brasil Central, promovidas no mês de março em Goiânia (GO) e início de dezembro em Brasília (DF). 

“Os governadores deliberaram sobre o assunto no evento de março e concordaram com os pontos defendidos pelo setor produtivo por unanimidade. Mas, para a nossa surpresa, nada foi feito neste sentido. Por isso, decidimos reapresentar a proposta, neste mês, cientes de que os representantes do Executivo podem encontrar saídas diferentes daquelas propostas no início do ano”, pontuou o presidente da Fiems.

Previdência

Outros pontos apresentados pelos presidentes das Federações das Indústrias das seis Unidades da Federação aos governadores foram a implantação da meritocracia junto ao funcionalismo público, a mudança do Fundo Garantidor Federal e a adoção do regime de previdência complementar para diminuir a contrapartida dos Estados. Mato Grosso do Sul, assim como grande parte dos outros Estados da Federação, apresenta graves problemas no regime previdenciário.

Para Sérgio Longen, a única maneira de reverter a situação é elevar o teto da contribuição. “Eu defendo uma discussão ampla neste sentido, que envolva a sociedade. Estados como Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais adotaram essa medida e conseguiram equilibrar as contas da previdência. Trata-se de um caminho sem volta e não adianta tapar o sol com a peneira, pois, do jeito que está, muito em breve os trabalhadores aposentados não terão mais dinheiro para receber”, alertou.

Outro ponto defendido pelo setor produtivo e abordado pelo presidente da Fiems na entrevista ao Bom Dia MS foi a adoção da meritocracia no funcionalismo público. “O Estado precisa investir em qualificação e requalificação dos servidores, precisa implementar planos de cargo e carreiras. Trabalhador público valorizado, com boas projeções profissionais, reflete na qualidade e celeridade dos serviços prestados à sociedade”, finalizou.

Fiems

Longen, Segurança, Contratos, Incentivos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens