Quinta-Feira 16/10/2025 10:21

MS levará experiências da fronteira para evento sobre políticas públicas para mulheres

Estado - Geral - Eventos

Foto: Edemir Rodrigues

A experiência de mulheres empreendedoras da região de fronteira de Mato Grosso do Sul servirá de exemplo para o debate em torno de ações de prevenção e combate à violência contra a mulher. Este é um dos enfoques que será apresentado pelo Estado no seminário ‘Codesul – Políticas públicas para mulheres: a mulher do séc. XXI’, que será realizado em Curitiba (PR), em junho de 2017, com recursos do Governo do Paraná.

O seminário é uma realização da Comissão Permanente de Políticas Públicas para Mulheres, que se reuniu em Campo Grande nesta terça-feira (6) para elaborar o cronograma de atividades do evento. A terceira reunião da Comissão – a primeira foi em Curitiba e a segunda em Florianópolis – teve representantes dos quatro estados participantes do Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul (Codesul) e definiu as abordagens que serão apresentadas dentro dos eixos definidos para cada um dos estados participantes.

A experiência de mulheres da fronteira fica dentro do eixo de debates ‘Empoderamento e empreendedorismo feminino’, destinado para Mato Grosso do Sul. “Vamos falar de empreendedorismo abordando a participação da mulher nos arranjos econômicos e mostrar as experiências que temos com mulheres em vários ambientes, tais como na agricultura familiar e na economia criativa”, adianta a subsecretária de Políticas para Mulheres do Governo do Mato Grosso do Sul, Luciana Azambuja.

Além desta abordagem, a subsecretária também vai levar o tema da autonomia econômica e social da mulher na faixa de fronteira. “Vamos abordar a autonomia econômica e social como porta de saída da violência para a região de fronteira, uma questão comum a todos os estados membros”, define Luciana.

Para a diretora do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres do Rio Grande do Sul, Salma Farias Valencio, a reunião desta terça foi decisiva por dar ao evento o caráter de definição de políticas públicas que possam ser replicadas entre os estados. “O seminário será voltado para as formas de enfrentamento, não vamos somente levantar as questões mas apontar ações que possam ser implementadas porque, infelizmente, não podemos falar de mulher sem falar em violência”, disse.

Salma considera assertivo o enfoque do empreendedorismo nas abordagens de violência da mulher. “O empreendedorismo é uma forma de prevenção à violência, um agente transformador da condição feminina”, definiu.

Para Luciana Azambuja, o tema violência feminina ganha outra conotação quando debatido em âmbito regional. “O seminário vai trazer diferentes realidades proporcionando uma integração maior para efetivar políticas comuns, uma vez que vamos debater propostas que sejam exequíveis nos quatro estados, fortalecendo o Codesul”. Juntos, os estados também ganham mais força para buscar financiadores para os projetos que surgirão para a região fronteiriça, destaca Luciana.

A reunião teve a participação do secretário adjunto da Secretaria de Estado de Governo de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Ricardo Senna, e do Superintendente de Segurança Pública e integrante da comissão de Segurança do Codesul, Deusdete de Oliveira, os quais contribuíram com indicações e direcionamento nos seus respectivos segmentos para as apresentações do Estado.

Para apresentar os cases e levar a realidade da mulher sul-mato-grossense, a sub-secretaria contará com o apoio  Sebrae, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Fundação do Trabalho (Funtrab) e Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei).

O seminário ‘Codesul – Políticas Públicas para mulheres: a mulher do séc. XXI’ será dividido em quatro eixos: ‘Empoderamento e empreendedorismo feminino’, pelo Mato Grosso do Sul; ‘Enfrentamento da violência contra a mulher’, pelo Paraná; ‘Impacto da participação das mulheres nas políticas públicas’, por Santa Catarina e ‘Intersetorialidade das políticas públicas’, pelo Rio Grande do Sul. A próxima reunião preparatória para o evento acontecerá em Porto Alegre.

Notícias MS

Experiências, Fronteira, Evento, Políticas,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens