Sexta-Feira 11/07/2025 11:16

Em reunião pública, projeto da Termoelétrica é apresentado e prefeito diz que é um grande passo para o desenvolvimento da região

Ações Públicas - Projeto da Termoelétrica

Foto:Divulgação

O prefeito José Antonio Assad e Faria, participou na noite desta quinta-feira, 01 de dezembro, da reunião pública, que tinha como ponto de discussão, a implantação da Usina Termoelétrica Fronteira- UTE, em Ladário. Fizeram parte da cerimônia, autoridades civis e militares, bem como a população da região e representantes da empresa responsável por trazer o projeto até o município pantaneiro.  

Ainda estiveram, presentes o diretor de Novos Negócios da Global Participações em Energia S.A- GPE, Valfredo de Assis Ribeiro Filho; o coordenador de Normas da Imasul – Pedro Mendes Neto; Diretor institucional da Global Juliano Matos; Gerente de projetos da Global Cassiano Silva; representantes da Arate consultoria e projetos Cassiano Silva Ireno Golin. Vereadora Delari Ebeling; Prefeito eleito para a próxima gestão Carlos Ruso.

Para o chefe do Executivo ladarense, a instalação dessa termoelétrica significa um grande passo para o desenvolvimento da região, alavancando a economia de Ladário, gerando vagas de emprego durante a fase de construção e durante a operação da empresa.

Porém apesar de ser vantajoso, José Antonio, ainda lembrou sobre as questões ambientais, principalmente com a área da Apa Baia Negra.

“Tenho a certeza que será um grande passo para a nossa cidade, tanto economicamente, como para seu desenvolvimento, pois há muitos anos, vejo aqui em Ladário, uma imensa escassez de recursos, o que significa um potencial imenso da nossa cidade sendo deixado de ser aproveitado. Esse projeto acendeu-me inúmeras ideias, sonhos e propostas, até de realização e de solução e integração de alguns problemas que nós enfrentamos, aqui na nossa Ladário, distante e carente de recursos para seu desenvolvimento. Com tudo isso, temos só que garantir a preservação ambiental e dar realmente este grande passo para o crescimento. Nós vivemos em um santuário ecológico, todos os cuidados e precauções garantidas, realmente será uma boa notícia a vinda desse empreendimento”, disse o prefeito.

Conforme o projeto, com a vinda da termoelétrica, que será destinada unicamente à produção de energia elétrica, interconectando-se ao Sistema Interligado Nacional – SIN através de uma linha de transmissão em 230 kV, haverá a estimativa de criação de 500 empregos diretos e 2 mil empregos indiretos durante a sua construção.

A geração de energia será através da queima de gás natural, porém, a Usina será equipada para reduzir a emissão de gases, garantindo a segurança não apenas de quem vive pela área, como também ao meio ambiente.

De acordo com o diretor de relações Institucionais e Meio Ambiente da empresa GPE, Juliano Matos, todo o projeto segue uma estrutura de qualidade e que não há riscos nenhum para que seja concretizada a vinda do empreendimento para a Ladário.

A usina terá capacidade para abastecer uma cidade de até 800 mil habitantes, e a reunião pública serviu para mostrar todos os pontos positivos e negativos de sua futura instalação.

“A reunião compõe o processo de licenciamento ambiental do projeto da usina. Trouxemos para toda comunidade avaliar os estudos de impacto ambiental, dispersão atmosférica, como será usada a água, como ela será tratada, quantos empregos serão gerados, como se manusear os impostos, os investimentos de recuperação, a importância da unidade de preservação, enfim, todo o projeto e as suas consequências, mostrando os pontos positivos e negativos”, falou Juliano.

Ele ainda ressaltou que a reunião também teve o intuito de discutir o projeto de forma transparente com todos, possibilitando assim, a construção das melhores soluções possíveis para a instalação da Usina Termoelétrica Fronteira- UTE. “Estamos trabalhando para o desenvolvimento de tudo e todos”, acrescentou.

Durante a operação serão 50 empregos diretos e 100 indiretos. Toda a estrutura da inserção elétrica da UTE na rede, proporcionará maior confiabilidade ao sistema de abastecimento de energia elétrica na região, e também no atendimento às exigências nas horas de pico, pois se situa na ponta do sistema, não dependendo, para tanto, das pesadas transmissões de longa distância.

Custo e localização

O empreendimento contará com investimentos de R$ 887 milhões. A localização da usina será na Zona Rural de Ladário, situada no Sitio Salú, próximo a BR-262, km 516.

Segundo Juliano Matos, a localização é favorecida, pois está situada entre as duas cidades pantaneiras e a fronteira entre os dois países, Brasil e Bolívia e que após a licença prévia, que ocorreu durante a reunião pública, o próximo passo será o leilão de energia em 2017.

“Após conseguirmos a licença prévia, vamos ao leilão, logo depois, fazemos a licença de instalação onde a partir daí, começaremos a executar o projeto. Nós temos de três a cinco anos, mas queremos começar o quanto antes, para a conclusão da Usina em Ladário”, finalizou Matos.

Prefeitura de Ladário/RMC

Reunião Pública, Prefeito, Termoelétrica

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,419
Euro 6,383
Franco suíço 6,823
Yuan 0,756
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens