Sábado 01/11/2025 18:19

Ações municipais são promovidas no Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres

Brasil - Ações Públicas - Gestão Municipal

Foto: Divulgação 

Iniciativas municipais foram realizadas em várias cidades para conscientizar a sociedade sobre o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres, celebrado na última sexta-feira, 25 de novembro. Municípios promoveram ações que visam o combate à violência de gênero em todo o País. Teatros, palestras, capacitações, campanhas paralelas e atividades abertas ao público estiveram na programação das prefeituras.

O Município paulista de Votuporanga promoveu a mobilização em conjunto com o Centro de Referência e Atendimento à Mulher. Com isso, a intenção da campanha foi de sensibilizar a população sobre o crescimento da violência doméstica contra as mulheres. O Município é um dos poucos da região que possui ação da Secretaria de Assistência Social de proteção às mulheres.

Em Itapema, Santa Catarina, foi realizada uma mobilização resultante de ação conjunta entre o Conselho de Direitos da Mulher, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde municipais. Na ocasião, o Município promoveu uma sessão teatral para chamar a atenção da população e debateu temas inerentes às questões de gênero. Nesse sentido, a estratégia foi motivar as pessoas para que participassem diretamente na encenação e buscassem soluções possíveis para as cenas representadas.

Outro Município atuante foi o de Londrina, no Paraná. A prefeitura da cidade e a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres realizaram a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O ciclo de eventos teve na programação várias atividades abertas ao público para promoção de debates, conscientização, palestras e capacitações.

Ações nos Estados
Governos estaduais também participaram ativamente da campanha no dia 25 de novembro. Essas iniciativas podem ter reflexos em seus respectivos Municípios. O Estado de Tocantins lançou o Projeto Tocantins Sem LGBTfobia, que visa combater o preconceito e a conscientização referente à igualdade de gênero.

Por sua vez, o governo da Paraíba também lançou campanha intitulada 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. A ação será estendida a todas as regiões do Estado. Já em Santa Catarina começou a tramitar na Assembleia Legislativa um projeto de lei que institui a Semana Estadual de Vigília Feminista pelo Fim da Violência contra as Mulheres, promovida anualmente entre os dias 19 e 25 de novembro.

Origem
O dia 25 de novembro foi estipulado pelas Nações Unidas como o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher. A data é uma homenagem feita às “Mariposas” no ano de 1999. Foi no dia 25 de novembro de 1960 que as irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa (Las Mariposas) foram brutalmente assassinadas pelo ditador dominicano Rafael Leônidas Trujillo. Elas eram personagens ativas no combate à ditadura de Trujillo na República Dominicana.  

Portal CNM /PH

Dia Internacional, Não Violência, Contra a mulher,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,376
Euro 6,236
Franco suíço 6,677
Yuan 0,755
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens