Segunda-Feira 13/10/2025 20:22

Operação “Danúbio Livre” da Polícia Civil esclarece homicídios em série ocorridos em Campo Grande

Estado - Ações Policiais - Danúbio Livre

Foto:Divulgação

Desde o mês de setembro a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Infância,  Juventude e Idoso (DEAIJ), com o apoio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídios (DEH), da Delegacia Especializada de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DEFURV) e Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (DENAR), começaram a realizar investigações que desencadearam a operação “Danúbio Azul”.  As informações referentes à ação foram divulgadas nesta sexta-feira (25), durante entrevista coletiva realizada na Academia da Polícia Civil (Acadepol), que contou com a presença do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa.

Segundo a Polícia Civil, o caso foi descoberto a partir da notícia da morte de uma pessoa, em que o comunicante relatou que o irmão estava desaparecido, além de várias outras pessoas da região do bairro Danúbio Azul. Após a denúncia, a polícia começou a averiguar a situação, por um adolescente.

De acordo com a delegada titular da DEAIJ, Aline Sinnotti Lopes, a operação com objetivo de apurar os crimes de tráfico de drogas, exploração sexual de adolescentes, associação criminosa e outros, no Danúbio Azul, teve início no dia 10 de novembro, com a prisão Luiz Alves Martins Filho (49), conhecido como Nando, que confessou ter matado 12 pessoas. “O Nando acreditava que ele estava fazendo um favor ao bairro. Ele justifica seus atos dizendo que as vítimas eram bandidos, que praticavam furtos em residências, que algumas batiam em outras pessoas ou eram usuárias de drogas, enfim elas incomodavam o bairro”, relatou a delegada.

Ao ser questionada se o autor em algum momento demonstrou arrependimento,  Aline Sinnotti Lopes respondeu que Nando só se arrepende de ter sido preso.  Ao todo foram expedidos pela Polícia Civil durante a operação “Danúbio Livre” 17 mandados de prisão, sendo três em flagrante.

As investigações apontam como ‘cabeças’ da organização criminosa e que já estão presos Wagner Vieira Garcia, de 24 anos, Talita Regina de Souza, de 21 anos, que encomendou a morte de Lessandro, Michel Henrique Vilela Vieira, de 21 anos, que é o sobrinho de Nando, além de Jean Marlon Dias Domingos, 21 anos. O bando aliciava adolescentes e jovens dependentes químicos para vender droga e se prostituir. As vítimas desapareciam quando queriam deixar o grupo ou se desentendiam com algum integrante.

Conforme a delegada Aline Sinnotti Lopes, ao todo foram 12 pessoas foram mortas pela associação criminosa, sendo quatro delas menores. Sendo que até o momento apenas sete corpos foram encontrados. “Foi indicado por um dos autores, que Nando sabia a localização exata dos corpos, apesar de alguns homicídios terem ocorrido há quatro anos. Também foi informado que ele visitava diariamente os locais, onde os corpos estavam enterrados para ficar admirando”,  destacou a delegada.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, enalteceu o empenho da Polícia Civil em esclarecer a série de crimes que chocou a população campo-grandense. “Não podemos deixar de parabenizar os delegados e policiais das delegacias responsáveis por essa operação, de forma especial a delegada titular da DEAIJ, Aline Sinnot Lopes, que deu início as investigações para desmontar este esquema que chocou a todos. Isso demonstra que a nossa policia é eficiente e trabalha muito quando os fatos chegam ao seu conhecimento para esclarecer os crimes”, destacou o secretário.

Em relação a elucidação de crimes, Mato Grosso do Sul é líder nacional, com taxa de mais de 70% nos municípios do interior e superior a 68% em Campo Grande, índice maior que países de primeiro mundo como os Estados Unidos e comparado ao do Reino Unido.

Notícias MS/RMC

Danúbio Livre, Operação, Homicídios, Polícia Civil

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens