Segunda-Feira 13/10/2025 11:37

Projeto Florestinha comemora 24 anos atendendo 500 crianças em situação de risco

Estado - Ação Social - Projeto Florestinha

Foto:Divulgação

Esta semana o Projeto Florestinha, programa de acolhimento e de educação ambiental da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, está completando 24 anos, com atuais 500 atendimentos de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, em sete municípios do Estado.

Criado inicialmente para minimizar problemas ambientais na reserva ambiental do Jardim Presidente, em Campo Grande, o projeto desenvolvido através da Polícia Militar Ambiental é hoje referência em acolhimento e encaminhamento de jovens carentes e em situação de risco, bem como na multiplicação da educação ambiental.

No ano passado as crianças do Projeto Florestinha levaram orientações de educação ambiental e preservação da natureza a 11.862 alunos das escolas de Mato Grosso do Sul e de acordo com a sargento Eveny Cristiane Lino Parrela, que é subcoordenadora do Projeto, este ano o número de atendimentos irão superar os 20 mil.

O projeto é transformador não apenas por conscientizar cada vez mais pessoas para a necessidade de preservar o meio ambiente, mas principalmente por fazer com que crianças carentes vivam dias melhores, acreditem no futuro e tenham chances reais de chegar a uma universidade e se tornar um profissional de sucesso.

O jornalista Willian Leite é um dos inúmeros casos de sucesso do Projeto Florestinha. Filho de lavadeira e caçula de três irmãos, na infância se viu sozinho em casa e com uma liberdade que por várias vezes resultou em dores de cabeça para a mãe, que trabalhava dia e noite para sozinha sustentar os filhos. “Ela não tinha com quem nos deixar, ficávamos sozinhos em casa e criança você sabe como é”, lembra.

Essa história que poderia ter final trágico foi transformada quando o jornalista conheceu o Florestinha. Acolhido pelo Projeto ele ganhou incentivo e apoio para melhorar na escola e concluir o ensino médio. Aos 16 anos, idade limite para permanência no programa, foi encaminhado ao mercado de trabalho como Agente Jovem, passou no vestibular para jornalismo, concluiu a faculdade e hoje trabalha na área.

“Eu não tinha a menor noção de cidadania, tinha medo e era inseguro quanto ao futuro e o Florestinha representou uma mudança de vida. Me deu um norte para que eu seguisse adiante e conquistasse todos os meus sonhos. O Willian que sou hoje devo em muito ao Florestinha que, com amor e respeito, me mostrou o que me levaria ao sucesso ou ao fracasso”, diz emocionado.

Para a sargento Eveny, exemplos reais como o do jornalista Willian Leite só reforçam a importância do Projeto Florestinha e contribuem para uma maior dedicação dos alunos que vivenciam na prática a hierarquia e a disciplina militar, que proporciona mudanças diárias e uma melhor formação social, cultural e ambiental. “Eles ampliam as possibilidades e horizontes com informações novas, seja para a vida profissional ou na formação moral e cívica”, garante.

As atividades de educação ambiental do Projeto Florestinha envolvem oficinas de reciclagem de papel, visitação ao museu de animais e peixes empalhados (taxidermizados), palestras sobre fauna e flora, pesca e atropelamento de animais silvestres, apresentação de teatro de fantoches, com peças sobre questões ambientais e o ciclo das águas e reflorestamento com o plantio de mudas e orientações sobre o uso sustentável dos recursos naturais.

Todas essas atividades são desenvolvidas pela coordenação do Projeto Florestinha, a frente da qual está o tenente-coronel Ednilson Paulino Queiroz, juntamente com as crianças e adolescentes atendidos, que recebem ainda no contraturno escolar reforço das matérias da grade curricular, esportes, atividades de leitura e conhecimento cultural e refeições, lanches e almoço.

Notícias MS/RMC

Projeto Florestinha, Comemoração, Atendimento

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens