Segunda-Feira 13/10/2025 18:14

Consultoria do Sesi reduz acidentes e aumenta produtividade nas indústrias

Estado - Indústria e Serviços - Segurança no Trabalho

Foto:Divulgação

O programa de gestão em saúde e segurança do trabalho realizado pelo Sesi em Mato Grosso do Sul tem contribuído para que as empresas atuem preventivamente, oferecendo ao trabalhador condições adequadas para a realização das tarefas diárias e, desta forma, favorecendo o aumento da produtividade. Esses resultados positivos foram apresentados pela diretora de SST do Sesi do Estado, Adriana Sato, nesta quinta-feira (24/11), durante o 1º Fórum de Integração Trabalhista, realizado no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso Sul (UFMS), em Campo Grande (MS), pela Superintendência Regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul (SRT/MS).

Em sua apresentação, Adriana Sato explicou que o Programa vai além da legislação e ajuda a empresa a agir preventivamente nos aspectos relacionados à segurança e saúde do trabalho, o que vai ao encontro do que preconiza o Ministério do Trabalho. “Essa é a primeira vez que o Sesi é convidado pelo Ministério do Trabalho para participar deste tipo de evento, onde podemos apresentar nossas ações”, pontuou a médica do trabalho, ressaltando, ainda, a importância da aproximação do setor produtivo com o órgão que fiscaliza o trabalho.

“O objetivo da nossa consultoria é empregar gestão para proteger a integridade do funcionário na indústria e diminuir os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, que representam perdas para todos os envolvidos”, destacou Adriana Sato. Já o chefe da Seção de Inspeção da Superintendência Regional do Trabalho, Kleber de Araujo e Silva, também falou sobre a consonância dos serviços do Sesi com o que preconiza o órgão. 

“O intuito do Fórum é fazer uma aproximação com os representantes do setor produtivo e o Sesi se destaca nessa dinâmica, com um programa de gestão que julgamos ideal dentro do Ministério do Trabalho, especialmente pelo fato de as ações distinguirem a dinâmica das grandes das pequenas e médias empresas”, elogiou Kleber Araujo, após assistir a palestra de Adriana Sato. 

Sesi SST

A diretora detalhou como funciona o programa de Gestão em SST do Sesi e apresentou como a consultoria apoia a empresa na gestão da segurança e da saúde, avaliação do ambiente físico de trabalho, identificação de situações de risco e criação de medidas de correção, além de cases de sucesso de indústrias que já receberam o suporte, dados e estatísticas, a diretora explicou como os acidentes de trabalho impactam na sociedade como um todo.

“Para os trabalhadores, o acidente de trabalho pode ocasionar incapacidade, temporária ou definitiva, com impactos sobre a vida social, familiar e laboral. Para a empresa, o acidente acarreta aumento da tributação, perda de mão de obra especializada, além de responsabilização cível e criminal. Para o Estado, há custas previdenciárias e hospitalares, além da perda da capacidade de trabalho, que também são fatores importantes. Assim, a cada vez que um trabalhador sofre um acidente, todos estes envolvidos são afetados”, reforçou.

O modelo de gestão em SST do Sesi de Mato Grosso do Sul, lançado em outubro do ano passado, é pioneiro no Brasil e referência para outros 20 Estados do País. Consiste na consultoria do Sesi para levar às empresas ações preventivas e gestão integrada, com objetivo de aumentar a produtividade e reduzir custos com acidentes de trabalho e ocupacionais. 

Além do programa, está em construção, com previsão de inauguração para agosto de 2017, a obra do Sesi SST (Centro de Referência de Inovação em Saúde e Segurança no Trabalho), que em 1,2 mil metros quadrados de área construída e investimentos de R$ 7 milhões, vai reunir salas de treinamento, salas de atendimento em saúde, salas de reunião e auditório, tudo planejado para atender às necessidades das empresas instaladas no Estado, como cursos de educação continuada relacionados à saúde e segurança do trabalho.  

Fiems/RMC

Consultoria, Produtividade, Indústrias

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens