Domingo 12/10/2025 05:21

Produtores enxergam capacitações do ABC Cerrado como oportunidades de desenvolvimento

Estado - Agronegócio - ABC Cerrado

Foto:Divulgação

Localizado na região centro norte do Estado, o município de Rio Negro se destaca na produção agropecuária, com rebanho bovino de 129 mil cabeças, além da produção de suínos e aves. Na agricultura os números também são expressivos, totalizando uma produção de 23,1 mil toneladas de soja e 15 mil toneladas de milho. Os dados compilados no último levantamento do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística reforçam o potencial produtivo da região, comprovado pela participação dos empresários rurais que aderiram ao projeto ABC Cerrado, oferecido pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Mato Grosso do Sul foi um dos oito estados brasileiros (incluindo Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas gerais, Piauí e Tocantins) escolhidos para implantar a 1ª etapa do projeto que tem a finalidade de contribuir com a redução dos gases de efeito estufa no território nacional. Para isso foram trabalhadas junto aos produtores participantes quatro linhas tecnológicas: sistema de plantio direto, recuperação de pastagens degradadas, ILPF – Integração Lavoura, Pecuária e Floresta e Florestas Plantadas.

O superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta reforça que o programa ABC Cerrado traz ao produtor rural conhecimentos técnicos sobre as práticas da Agricultura de Baixo Carbono. “São conceitos importantes para todos, pois permite aumento da produção e renda para o produtor de forma sustentável, além de propiciar benefícios para o meio ambiente e para a população através da redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE)”, observa.

Em Rio Negro, o técnico de campo do Senar/MS, Rudel Sanches, atende 12 produtores rurais que tem como atividade principal a pecuária de corte. Ele destaca o comprometimento dos assistidos em implantar nas propriedades os conhecimentos aprendidos na fase de capacitação do projeto. “Encontrei produtores dispostos a mudar a realidade de pastos em diferentes estágios de degradação. Nas visitas de assistência técnica tenho percebido a mudança de comportamento após o treinamento no ABC Cerrado e empresários determinados a produzir com responsabilidade”, destaca.

Nilo Sérgio Dantas assumiu há 12 anos as propriedades da família e atua com pecuária de corte em cria, recria e engorda. Membro da diretoria do sindicato rural de Rio Negro destaca a importância da conscientização dos funcionários, por intermédio da capacitação. “Incentivo minha equipe a se qualificar, pois é importante para a vida pessoal e profissional. Percebi a mudança nas atitudes, no manejo dos animais e resolvi participar do projeto do Senar/MS. Estou satisfeito com o aprendizado, pois, compreendi o dinamismo da atividade e passei a trabalhar com planejamento e metas definidas”, relata.

Para o empresário Clovis Kondo, a capacitação do ABC Cerrado foi excelente, pois, demonstrou a questão técnica de atividades desenvolvidas a partir de conhecimentos práticos. “Fiquei particularmente interessado em aprender mais sobre reforma de pastagens e como melhorar o desempenho de minha atividade, focada no cruzamento industrial de matrizes. Além disso, tivemos a oportunidade de trocar experiências já que produtores de outros municípios como Figueirão compartilharam sua vivência na atividade rural”, detalha o produtor rural que diversifica as atividades investindo em piscicultura, fruticultura e hidroponia.

Outro proprietário que aderiu ao ABC Cerrado é Mauricio Bonifácio, produtor especializado em todos os ciclos da pecuária de corte. Ele reforça a importância da assistência técnica oferecida pelo Senar/MS e acredita que o desenvolvimento do agronegócio está nas mãos das novas gerações. “O trabalho do técnico de campo é fundamental, pois, nas visitas temos a oportunidade de esclarecer dúvidas e agirmos de forma mais assertiva nas ações da propriedade. Acredito que os novos produtores estão mais abertos a praticar uma pecuária sustentável, que preserve o meio ambiente e isso só é possível com educação”, afirma.

Perfil da região – Na avaliação do técnico do Senar/MS, o município possui o diferencial de boa pluviosidade e aptidão para integração de sistemas como ILP – Integração Lavoura Pecuária, mas precisa de um trabalho intensificado em reforma de pastagens. “Cerca de 30% das propriedades que visitei possuem algum estágio de degradação que podem ser corrigidas com técnicas de baixo custo. O lado positivo é que temos um grupo animado para colocar em prática o que aprenderam nas capacitações, focados melhorar a atividade e contribuir para a preservação do meio ambiente”, complementa Sanches.

Famasul/RMC

Produtores, Capacitações, Oportunidades, Desenvolvimentos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens