Quarta-Feira 03/09/2025 23:16

Preços do comércio exterior têm maior desvalorização em 13 anos

Brasil - Comércio - Comércio Exterior

Depois de um período de rara bonança, os preços dos produtos do comércio exterior do Brasil acumulam a variação mais desfavorável desde o final da década de 90.

Com a freada da economia mundial, produtos que encabeçam a pauta de exportações brasileira se desvalorizaram a partir do ano retrasado; de lá para cá, porém, as mercadorias importadas não ficaram mais baratas.

Dados coletados pela Funcex (Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior) apontam que, no período de 12 meses encerrado em março passado, houve piora de 4,5% nos termos de troca --a relação entre os valores do que é vendido e comprado pelo país.

A deterioração contabilizada desde 2012 é a mais aguda em 13 anos, ou seja, desde quando a crise dos países do Leste Asiático fez desabar os preços dos produtos primários agrícolas e minerais.

Não se trata de uma catástrofe: a despeito do revés recente, os preços do comércio internacional permanecem em um dos patamares mais favoráveis da história.

O Brasil, no entanto, perdeu um dos principais motores do crescimento econômico dos últimos anos. “É preciso ter clareza de que esse período extraordinário acabou”, diz Otaviano Canuto, consultor do Banco Mundial para economias emergentes.

Por “período extraordinário”, entenda-se o que vai de 2004 a 2011, quando os preços das exportações brasileiras tiveram alta de 150%, taxa inédita desde o “milagre econômico” dos anos 70.

Não por acaso, foi também a era de maior crescimento da renda nacional --em que o Produto Interno Bruto cresceu a uma média anual de 4,2%-- desde que a crise da dívida externa deu início à “década perdida” de 80.

O ciclo de prosperidade foi impulsionado pela ascensão da China, que multiplicou a demanda por commodities, como são chamados no comércio internacional produtos básicos tão diversos quanto a soja e o minério de ferro.

REVERSÃO

Fundamentais na pauta brasileira de exportações, commodities são mais sensíveis aos humores da economia global do que produtos mais elaborados como máquinas e equipamentos. Elas explicam tanto a melhora anterior quanto a piora recente dos termos de troca.

Os preços das vendas externas do país atingiram seu pico em agosto de 2011, aponta Rodrigo Branco, economista da Funcex. A queda, que chega a 5,5% nos 12 meses até março, foi puxada por minerais metálicos, metalurgia, alimentos e outros artigos.

“Há uma queda mais de longo prazo de preços de produtos nos quais o Brasil tem vantagens comparativas”, afirma, citando como exemplo o ferro e a soja, prejudicados pela estagnação dos países ricos e a desaceleração da demanda chinesa.

Para Lia Valls Pereira, especialista em comércio exterior da FGV, o cenário atual não indica mais piora. “Os preços neste ano não estão subindo, mas pelo menos deixaram de cair.”

Diferentemente do que ocorreu no auge da crise global, em 2009, a desvalorização dos exportados não foi acompanhada de um barateamento semelhante dos importados.

Combustíveis, produtos químicos, veículos automotores e máquinas sustentaram uma alta de 0,9% dos preços dos importados no ano passado. Nos 12 meses encerrados em março, há uma queda de 1,1%.

Folha de SP/RMC

Milagre Econômico, Comércio Internacional, Comércio Exterior, Mercadorias Importadas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens