Sexta-Feira 05/09/2025 00:30

Trump nega problemas na transição, mas enfrenta atritos

Mundo - Geral - Lutas Internas

O genro e conselheiro próximo de Trump, Jared Kushner, está no centro das "lutas internas" na equipe de transição, informa a 'CNN'.

Foto: Primeiro discurso de Donald Trump como presidente eleito dos EUA - 09/11/2016 (Chip Somodevilla)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, seguiu nesta terça-feira realizando reuniões para formar a equipe que o acompanhar na Casa Branca, com listas de favoritos cada vez mais repletas de polêmica pelos nomes escolhidos. Na torre de Nova York que leva seu nome e que se transformou no quartel-general da transição, Trump se reuniu com uma série de colaboradores diretos e com políticos com os quais até há pouco tempo mantinha uma forte rivalidade.

Por enquanto, Trump só fez duas nomeações de alto nível, no domingo passado. A chefia de gabinete será assumida pelo presidente do Comitê Nacional Republicano, Reince Priebus. Já o chefe de estratégia e conselheiro sênior será Stephen Bannon. A escolha de Bannon, considerado como uma das vozes mais estridentes da direita radical que apoia Trump, foi muito criticada em círculos políticos e na imprensa, que lembram seus comentários racistas e misóginos feitos no site que dirigia Breitbart.com.

Briga em família — O genro e conselheiro próximo de Trump, Jared Kushner, está no centro das “lutas internas” na equipe de transição, reporta a CNN. Kushner, que é casado com Ivanka Trump, tem “pressionado aliados de maneira errada” em seus esforços recentes para purgar a equipe de transição de Chris Christie, governador de New Jersey que ficou apenas dois dias no cargo de chefe da transição. O pai de Kushner foi processado pela então advogada Christie em 2004 por evasão de impostos, manipulação de testemunhas e contribuições ilegais de campanhas.

“Supremacista branco” — O líder democrata no Senado, Harry Reid, acusou Trump de colocar em um posto-chave da futura administração um “campeão dos supremacistas brancos”. “Que mensagem Trump envia a uma moça que acorde temerosa de ser uma mulher negra nos EUA?”, perguntou Reid, se referindo à nomeação de Bannon, que foi elogiado por grupos de extrema-direita do país. “Demostre aos EUA que o racismo, o abuso e a intolerância não tem vez na Casa Branca”, disse Reid, se dirigindo a Trump.

Enquanto isso, seguem aparecendo na imprensa os nomes das pessoas que possivelmente acompanharão Trump quando ele assumir a Presidência dos EUA em janeiro, substituindo o democrata Barack Obama, que deixará o poder após oito anos. Um deles é o ex-prefeito de Nova York, Rudy Giuliani, que pode ser o próximo secretário de Estado ou procurador-geral. O último cargo, porém, parece estar mais longe, segundo o próprio Giuliani disse em um fórum que participou em Washington nesta segunda-feira.

Fontes da CNN, no entanto, afirmam que Giuliani terá problemas para assumir a chefia da diplomacia dos EUA pela assessoria que sua empresa deu a uma filial americana da companhia de petróleo da Venezuela, a PDVSA.

Espera-se que nos próximos dias Trump divulgue mais nomes da equipe que o acompanhará. Por enquanto, uma pessoa já rejeitou participar do futuro governo. O pré-candidato presidencial republicano Ben Carson negou qualquer intenção de qualquer acusação oficial na administração do empresário. Outros, por outro lado, como o general reformado Keith Kellogg, que também visitou a Trump Tower, também deixaram claro a disposição de estar na equipe do presidente eleito.

Veja

Donald Trump, Problemas, Transição, Estados Unidos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens