Quinta-Feira 30/10/2025 21:09

Esta é a crise de refugiados mais ignorada do mundo

Mundo - Geral - Crise de Refugiados

Foto: Divulgação 

Os países da América Central enfrentam hoje uma das piores crises de refugiados da sua história e que é ignorada em todo o mundo. Em 2015, os pedidos de asilo de pessoas oriundas da Guatemala, Honduras e El Salvador aumentaram 597% na comparação com 2010.

Ao todo, no ano passado, 56 mil pessoas pediram para fugir da violência, pobreza e desigualdade que prevalecem nesses países. Em 2010 as solicitações não chegavam a 10 mil, de acordo com números da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).

Além dos conflitos internos, outro agravante para a crise é o descaso da comunidade internacional. Segundo Fernanda Frinhani, professora de relações internacionais da UniSantos, o mundo enxerga esses pedidos de refúgio com um caráter meramente econômico, interpretando o fenômeno de maneira equivocada.

“As pessoas desqualificam a real necessidade de fuga e acreditam ser apenas por um desejo de conquistar uma estabilidade econômica em países mais desenvolvidos e viver longe da pobreza. Os líderes estrangeiros olham para o conflito como uma questão de segurança pública interna, mas não é. É uma questão de sobrevivência”, completa.

Dos três países, a situação mais crítica está em El Salvador. Em 2014, uma trégua entre as principais gangues do país, estabelecida dois anos antes, foi rompida e resultou no aumento de 60% dos homicídios e de 97% nos pedidos de refúgio no ano seguinte.

Na Guatemala e em Honduras, a realidade não é muito diferente: os dois países foram classificados pela ONU como um dos mais violentos fora de zonas de guerra e, juntos, tiveram mais de 10 mil homicídios registrados ano passado.

“O problema desses países é a violência generalizada das gangues e do tráfico. Quem vive em El Salvador não tem para onde se deslocar porque não se sentirá segura em nenhum lugar”, pontua. Ela explica, ainda, que esses refugiados só se sentem protegidos no Estados Unidos, uma vez que na Nicarágua e no México, países vizinhos, o cenário também é de violência.

Uma crise invisível

A Anistia Internacional denunciou em um relatório chamado de “Lar doce Lar: o papel de Honduras, Guatemala e El Salvador na crescente crise de refugiados” o descaso dos governos desses países e órgãos internacionais em relação ao panorama enfrentado por essas pessoas.

No documento, a organização aponta que os líderes destes três países, que em conjunto são conhecidos como “Triângulo Norte da América Central”, estão falhando duas vezes em proteger os seus cidadãos, uma vez que as condições sociais oferecidas vão de mal a pior e, por consequência, as cidades tornam-se cada vez mais violentas.

Exame /PH

Crise, Refugiados, Ignorada, Mundo,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens