Terça-Feira 14/10/2025 13:08

Quebra Torto com Letras inspira sabores e ‘alimenta’ a poesia no Fasp, com público fiel

Cultura - Quebra Torto com Letras

Foto:Divulgação

Uma das grandes sacadas dos organizadores do Festival América do Sul, se tornando a marca de um evento internacional que busca a integração dos povos e celebrar a diversidade cultural dessa fronteira, o Quebra Torto com Letras continua sendo uma das atividades mais concorridas – e deliciosas. Pode-se, assim dizer, que o encontro de artistas, poetas, escritores e contadores de história com final de degustação da culinária pantaneira é a essência do festival.

“O Quebra Torto consegue reunir todo o clima dessa festa da nossa cultura”, sintetiza o secretário estadual de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Renato Roscoe, que voltou na manhã deste domingo ao Moinho Cultural para mais uma atividade do tradicional evento. “Aqui se exprime e se mostra poeticamente como é essa cultura local tão influenciada pelos navegantes desses rios pantaneiros e platinos”, acrescenta. “Uma poesia de alto nível para uma culinária também de alto nível”, completa.

Público fiel

Nome da primeira refeição do homem pantaneiro na sua lida do campo e nas extasiadas viagens no lombo do cavalo por vários para tocar as boiadas até as grandes invernadas do planalto, o quebra torto resume o que representa o festival, segundo o secretário. “O Fasp não é apenas música, ou teatro ou circuitos circenses, e o Quebra Torto com Letras é bem isso, atraindo um grande público em um domingo de manhã para ouvir poesia”, diz o secretário.

De fato, o evento é também sucesso de público – sempre foi em todas suas edições -, com a participação de grandes expressões da literatura brasileira e regional. Neste domingo, a estrutura montada no pátio do Moinho Cultural Sul Americano – escola que ensina música, balé e cidadania para crianças brasileiras e bolivianas -, atraiu centenas de jovens e adultos para discutir o tema “o reino das palavras: poesia em todas as pessoas”.

O respiro

Presentes os convidados Emmanuel Marinho, poeta e ator, considerado uma das referências culturais de Mato Grosso do Sul; o premiado jornalista e poeta Bruno Molinero (SP) e o poeta, letrista e escritor carioca Mauro Santana, com abertura em ritmo de samba com o Quarteto do Choro, formado por instrumentistas de Corumbá. Ao final, a plateia deliciou-se das iguarias pantaneiras – arroz carreteiro, macarrão com carne seca, doces caseiros, bolos, sopa paraguaia… -, preparadas pela culinarista Lídia Leite.

“O Quebra Torto com letas é a essência verdadeira desse festival, onde a gastronomia também se apresenta com sabores dessa mistura latina que é Mato Grosso do Sul”, observa a diretora do Moinho Cultural, Márcia Rolon, também coreógrafa e bailarina. “O Quebra Torto é o respiro, resume tudo que é festival, exceto o cinema, com a presença de poetas de grande expressão e um público sempre fiel.”

O que é

O isolamento da região e a escassez de alimentos durante a Guerra do Paraguai (1864-1870) contribuíram para surgir alguns pratos típicos no Pantanal, dentre os quais o quebra-torto, comida reforçada dos peões e hoje comum nas fazendas, servida geralmente entre 4h e 5h da manhã, e também é muito apreciado pelos urbanos e turistas que visitam a região. É um desjejum que também inclui peixe, miúdos, ovos, leite caipira.

Notícias MS/RMC

Quebra Torto com Letras, Poesia no Fasp

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens