Terça-Feira 14/10/2025 07:01

Governo abre Festival América do Sul, em Corumbá, e garante edição de 2017

Eventos - Festival América do Sul

Foto:Divulgação

Ao abrir na noite desta sexta-feira a 13ª edição do Festival América do Sul Pantanal (Fasp), que segue até segunda-feira, o secretário estadual de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Renato Roscoe, disse que mesmo com a escassez de recursos em razão da crise econômica do País o governador Reinaldo Azambuja tomou a decisão pessoal de manter o evento internacional em Corumbá. E anunciou que a edição de 2017 está garantida no calendário de Mato Grosso do Sul.

“A manutenção de dois grandes festivais, o de Corumbá e o de Bonito, pelo Governo do Estado, é fruto de uma gestão que cortou gastos, definiu prioridades sem esquecer da cultura e está investindo no necessário, como este evento que transcende as nossas fronteiras”, afirmou Renato Roscoe. Para o secretário, que representou o governador Reinaldo Azambuja na cerimônia de abertura, “o Festival América do Sul Pantanal é crucial e não vamos deixa-lo de realizar”.

Roscoe destacou a integração latino-americana por meio das artes e a consagração de um festival que transformou Corumbá no coração do continente, cuja cultura única do Estado recebeu influências europeias e platinas através do Rio Paraguai. “É a oportunidade de celebrarmos a latinidade, e dessa forma, a cidade que todos consideram o berço da nossa cultura, cuja relevância é reconhecida pelo governo e nossos parceiros”, completou o secretário.

Homenagem

O Fasp foi aberto no principal palco, armado na Praça Generoso Ponce, no centro da cidade, oportunidade em que foi homenageada a corumbaense Alice Figueiredo, artista plástica de 70 anos, descendente de família tradicional de pantaneiros. Presentes a abertura do Fasp o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, e sua vice, Márcia Rolon; e subsecretaria da Sectei, Andrea Freire.

Aline Figueiredo lembrou, em seu discurso de agradecimento, que viveu a infância na região da Nhecolândia e seus pais foram vizinhos do poeta Manoel de Barros, já falecido. Ela parabenizou o Governo do Estado pela realização do festival, dizendo que o Fasp proporciona conhecimentos e descentraliza as artes em suas vertentes e se consolidou nestes 13 anos como fomento da integração dos povos.

O Festival

Envolvendo aproximadamente 500 pessoas entre artistas, artesãos, produtores, agentes e técnicos culturais de diversos Estados do Brasil e de mais seis países – Paraguai, Bolívia, Uruguai, Chile, Peru e Argentina – o Fasp conta com uma extensa programação de quatro dias com atividades em Corumbá, Ladário e nas cidades bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suarez. A Praça Generoso Ponce, principal palco, em Corumbá, reúne pavilhões com artesanatos, livros e gastronomia.

Este ano o festival contabiliza mais de 60 atrações entre shows musicais, espetáculos de dança, teatro, circo, mostras de artes visuais, artesanato, audiovisual, saberes indígenas, palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, oficinas, fomento à economia criativa, formação e capacitação cultural, arte educação, cultura popular, ciência e tecnologia, inovação, esportes e turismo.

Notícias MS/RMC

Festival América do Sul, Governo, Espetáculos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens