Governo abre Festival América do Sul, em Corumbá, e garante edição de 2017
Eventos - Festival América do Sul
Foto:Divulgação
Ao abrir na noite desta sexta-feira a 13ª edição do Festival América do Sul Pantanal (Fasp), que segue até segunda-feira, o secretário estadual de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Renato Roscoe, disse que mesmo com a escassez de recursos em razão da crise econômica do País o governador Reinaldo Azambuja tomou a decisão pessoal de manter o evento internacional em Corumbá. E anunciou que a edição de 2017 está garantida no calendário de Mato Grosso do Sul.
“A manutenção de dois grandes festivais, o de Corumbá e o de Bonito, pelo Governo do Estado, é fruto de uma gestão que cortou gastos, definiu prioridades sem esquecer da cultura e está investindo no necessário, como este evento que transcende as nossas fronteiras”, afirmou Renato Roscoe. Para o secretário, que representou o governador Reinaldo Azambuja na cerimônia de abertura, “o Festival América do Sul Pantanal é crucial e não vamos deixa-lo de realizar”.
Roscoe destacou a integração latino-americana por meio das artes e a consagração de um festival que transformou Corumbá no coração do continente, cuja cultura única do Estado recebeu influências europeias e platinas através do Rio Paraguai. “É a oportunidade de celebrarmos a latinidade, e dessa forma, a cidade que todos consideram o berço da nossa cultura, cuja relevância é reconhecida pelo governo e nossos parceiros”, completou o secretário.
Homenagem
O Fasp foi aberto no principal palco, armado na Praça Generoso Ponce, no centro da cidade, oportunidade em que foi homenageada a corumbaense Alice Figueiredo, artista plástica de 70 anos, descendente de família tradicional de pantaneiros. Presentes a abertura do Fasp o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, e sua vice, Márcia Rolon; e subsecretaria da Sectei, Andrea Freire.
Aline Figueiredo lembrou, em seu discurso de agradecimento, que viveu a infância na região da Nhecolândia e seus pais foram vizinhos do poeta Manoel de Barros, já falecido. Ela parabenizou o Governo do Estado pela realização do festival, dizendo que o Fasp proporciona conhecimentos e descentraliza as artes em suas vertentes e se consolidou nestes 13 anos como fomento da integração dos povos.
O Festival
Envolvendo aproximadamente 500 pessoas entre artistas, artesãos, produtores, agentes e técnicos culturais de diversos Estados do Brasil e de mais seis países – Paraguai, Bolívia, Uruguai, Chile, Peru e Argentina – o Fasp conta com uma extensa programação de quatro dias com atividades em Corumbá, Ladário e nas cidades bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suarez. A Praça Generoso Ponce, principal palco, em Corumbá, reúne pavilhões com artesanatos, livros e gastronomia.
Este ano o festival contabiliza mais de 60 atrações entre shows musicais, espetáculos de dança, teatro, circo, mostras de artes visuais, artesanato, audiovisual, saberes indígenas, palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, oficinas, fomento à economia criativa, formação e capacitação cultural, arte educação, cultura popular, ciência e tecnologia, inovação, esportes e turismo.
Notícias MS/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,333 |
Euro | 6,223 |
Franco suíço | 6,687 |
Yuan | 0,749 |
Iene | 0,035 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito