Terça-Feira 02/09/2025 14:32

Polícia identifica dois dos cinco corpos encontrados em SP

Brasil - Ações Policiais - Investigação

Foto: Divulgação 

A Secretaria de Segurança Pública estadual de São Paulo (SSP) confirmou nesta segunda-feira que dois dos cinco corpos encontrados ontem na zona rural de Mogi das Cruzes (SP) são de jovens que desapareceram na região de Ribeirão Pires (SP) há duas semanas. Segundo a SSP, que não informou as identidades, os corpos foram identificados no Instituto Médico Legal (IML) por meio de impressões digitais. Os exames antropológicos feitos pelo IML não conseguiram identificar os outros três corpos, que serão submetidos a testes de DNA.

De acordo com a SSP, a perícia conduzida por legistas concluiu que os jovens mortos foram atingidos por balas de calibre 38 e uma de calibre 12. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil conduz as investigações, que são acompanhadas pela Corregedoria da Polícia Militar e correrão a partir de agora sob segredo de Justiça. Há suspeitas de que PMs participaram do desaparecimento e da morte dos jovens.

Mais cedo nesta segunda-feira, o ouvidor das polícias de São Paulo, Júlio Cesar Fernandes Neves, disse que estava certo de que os cinco corpos encontrados são de Robson Fernando Donato de Paula, de 16 anos, Caíque Henrique Machado Silva e Jonathan Moreira Ferreira, ambos de 18 anos, Cesar Augusto Gomes, de 19 anos, e Jones Januário, de 30 anos.

Os corpos foram encontrados enterrados no fundo de um barranco. Havia cal jogado em cima das covas. Conforme Neves, que acompanhou a chegada dos corpos ao IML, um dos corpos encontrados estava sem cabeça e usava fralda. Robson era cadeirante e usava fraldas. Ele ficou paralítico após levar um tiro na coluna disparado por um policial militar, há dois anos.

“Nas tomografias, é possível ver que o corpo que estava sem cabeça e de fralda tem uma prótese na coluna, como o garoto que é cadeirante. Um outro corpo tinha uma prótese na tíbia. A mãe do Caíque, Roseli, confirmou que ele tinha uma prótese na tíbia”, relata Neves.

Ainda de acordo com o ouvidor, um dos corpos encontrados estava com os pulsos presos por uma algema de plástico, o que indicaria uma execução. Todos os corpos tinham marcas de tiros.

A conselheira do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) Cheila Olala, que acompanhou os familiares dos jovens no IML, afirma que o estado de decomposição avançado impede o reconhecimento visual dos corpos. “Os familiares foram fazer uma entrevista, onde procuraram levantar e informar o maior número de indicativos sobre arcada dentária, próteses”, disse a conselheira.

De acordo com Cheila, as famílias estão se dirigindo a hospitais e dentistas em busca de laudos recentes de atendimentos aos jovens. O mais velho deles, Jones Januário, de 30 anos, conhecido com síndico, estaria passando por um tratamento para a esquizofrenia. Os familiares forneceram saliva ao IML para que exames confirmem a identificação dos corpos.

O desaparecimento

Robson, Caíque, Jonathan e Cesar haviam combinado com garotas que conheceram por meio do Facebook a ida a Ribeirão Pires, onde participariam de uma festa. Januário levaria os jovens de carro a Ribeirão Pires, já que nenhum deles dirige.

Segundo relatos de familiares dos jovens à Secretarial municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Jonathan enviou a uma amiga um áudio por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, em que afirma estar sendo abordado por policiais militares no Rodoanel, onde foi encontrado o carro onde ele e os amigos estavam.

O rapaz diz no áudio “Ei, tio. Acabo de tomar um enquadro ali. Os polícia [sic] tá me esculachando. Não vai ter como encostar ai nas duas pistas não, mano. Cê [sic] é louco, o bagulho tá louco”.

A polícia também investiga outra mensagem de voz, em que o jovem informa a um amigo que o veículo sofreu uma pane e eles precisariam de ajuda para sair do local.

Veja/PH

Polícia, Identifica, Dois, Cinco corpos, SP,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens