Quinta-Feira 16/10/2025 05:33

Prestes a completar um ano, Rede Solidária contabiliza mais de 29 mil atendimentos

Estado - Geral - Assistência Social

Foto: Chico Ribeiro

Projeto social do Governo do Estado vem transformando a vida de moradores das imediações do bairro Dom Antônio Barbosa, em Campo Grande. Prestes a completar um ano em 13 de novembro, o programa Rede Solidária – que trabalha com a garantia de direitos sociais de adultos e crianças, contabiliza mais de 29 mil pessoas atendidas. “Já houve impacto positivo na comunidade em geral”, garante a titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Nobre.

Pensado para integrar a família com a sociedade e criar meios para que cidadãos vulneráveis tenham oportunidades de emprego e renda, o Rede Solidária foi inaugurado em novembro de 2015 pelo governador Reinaldo Azambuja, com a presença do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

O projeto deu novas perspectivas de vida para pessoas como o Silvio Pereira, de 41 anos, e Caline Lopes, 29. Depois de passar por cursos de qualificação gratuitos oferecidos pelo Rede, em parcerias com outras instituições, ele aprendeu a fazer pães doces e salgados, ela a cozinhar e confeitar bolos de festas.

“Hoje estou desempregado, mas faço meus pães e vendo de casa em casa, aqui no bairro mesmo”, conta o padeiro, que lucra até R$ 100 por fornada produzida. Da mesma forma, Caline confeita bolos de festas na casa em que mora, no Dom Antônio. “Mas a maioria dos meus clientes é de outros bairros”, conta ela, que divulga as guloseimas pela internet e fatura até R$ 700 mensais. Nos dois casos, a venda dos produtos complementa a renda familiar. “É um dinheiro que ajuda comprar algo essencial para a casa, como comida, ou pagar uma conta de água e luz”, exemplifica Silvio.

Além de possibilitar novos rumos na vida de adultos, o Rede Solidária tirou jovens e adolescentes das ruas, no contraturno da escola, e ajudou a construir sonhos. “O Rede Solidária veio para a vila e tirou muita criança da rua. Elas não tinham opção e ficavam brincando fora de casa e até brigando, mas agora a realidade é diferente. Percebo que o comportamento delas mudou, são mais gentis. Moro aqui há 22 anos e só depois do Rede vi essa diferença, e isso é muito bom porque esses jovens estão se preparando para o futuro”, conta Magda Muniz Barreto, que é representante do  bairro.

Atividades

Crianças e jovens de 6 a 18 anos são atendidos pelo Rede Solidária, que entre tantas atividades, oferece badminton (jogo de raquete e peteca), ballet, biblioteca, capoeira, dança, vôlei, futebol, musicalização e teatro. São mais de 460 alunos matriculados, que passam horas da semana na unidade quando não estão na escola. “Antes eu ia para a aula e depois ficava o resto do dia dormindo, sem fazer nada. Agora eu venho para cá, onde aprendo bastante coisa nova”, diz Flávia Freitas, de 12 anos. Mesmo com pouca idade, a aluna já vê as inúmeras possibilidades para o futuro, que vai da faculdade de mecatrônica à atleta de caratê. “São assuntos que eu gosto muito e que descobri aqui”, revela.

Para a diretora da unidade do Rede Solidária no Dom Antônio Barbosa, Vanda Caczrovski, as atividades do projeto – atendimento de cultura e lazer para crianças e de qualificação profissional para adultos, com cursos de informática, panificação, costura, manicure e cabeleireira, entre outros – dão novos rumos para a comunidade. “São pessoas que não tinham oportunidades e estão adquirindo sonhos. É um processo de transformação que passa por toda a família”, afirma.

O atendimento no Rede Solidária é feito prioritariamente para beneficiários do Vale Renda, outro programa assistencial do Governo do Estado, explica a secretária da Sedhast, Elisa Nobre. Mas as portas estão abertas para toda a comunidade. “Em breve inauguraremos a segunda unidade do Rede Solidária no bairro Noroeste. Essa unidade está pronta e atenderá centenas de pessoas”, revela.

Segundo Elisa, os bairros Dom Antônio Barbosa e Noroeste foram escolhidos para abrigar as unidades do programa assistencial por causa do alto índice de vulnerabilidade das famílias. “Após estudos tomamos essa decisão. Para a unidade do Noroeste, por exemplo, já existe filas de espera, um cadastramento muito grande de todas as faixas etárias que vamos atender, e isso mostra a necessidade que bairro tem para esse tipo de serviço que vamos oferecer ali”, pontua..

Notícias MS

Projeto, Rede Solidária, Atendimentos, Direitos Sociais,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • Café da Manhã da FAEMS

    Café da Manhã da FAEMS

    Cidade:Campo Grande
    Data:19/09/2011
    Local:ACICG - Associação Comercial de Campo Grande

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens