Quarta-Feira 03/09/2025 18:19

Páscoa aqueceu comércio em março em relação a 2012, mostra IBGE

Brasil - Comércio - Comércio Varejista

As vendas do comércio varejista no país em março tiveram alta de 4,5% na relação com igual mês de 2012, o que mostra que a Páscoa de 2013 impactou o índice de forma positiva. As vendas em hiper e supermercados tiveram aumento de 4% em relação a março de 2012, e na mesma comparação houve um avanço de 14,9% nas vendas em lojas de departamentos, que também vendem chocolates.

Os dois setores somam 77,8% da formação do avanço de 4,5% no comércio em março, na comparação com o ano passado.

Mas em relação a fevereiro, que marcou um recuou de 0,5%, o varejo em março mostrou leve melhora, embora a taxa ainda esteja negativa: -0,1%, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (15). Para Reinaldo Pereira, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, a leve melhora no varejo reflete a conjuntura macroeconômica que tem garantido a melhora da renda do trabalhador, e a estabilidade de emprego.

O segmento de vestuário mostra sinais de recuperação nas vendas (3,9%) em relação a fevereiro e na comparação com março de 2012 (5,9%). Segundo Aleciana Gusmão, técnica do IBGE, a melhora se deve à entrada da nova coleção outono-inverno, que dá início às liquidações da coleção anterior.

Na análise do varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, a redução do IPI dos automóveis continua puxando o varejo. Em março, a venda de automóveis teve alta de 1,9% na comparação com fevereiro e de 1,2% em relação a março do ano passado.

Um segmento em queda é o de equipamentos e material para escritório, que incluem computadores e celulares: -5,2% em março contra fevereiro e -2,2% perante março do ano passado. Para Pereira, as famílias já incorporaram esses itens a seus hábitos de consumo.

“O que a gente percebe é que pode ter havido uma acomodação da demanda. O que o consumidor vai fazer daqui para frente é trocar de aparelho, mas antes tem que pensar duas vezes porque o orçamento doméstico está comprometido com alimentação”, disse o economista, referindo-se à inflação de 15% nos alimentos em 12 meses, acima da inflação geral de 6,5%.

G1/RMC

Comércio Varejista, Renda do Trabalhador, Hábitos de Consumo, IPI dos Automóveis

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens