Quarta-Feira 03/09/2025 15:46

Homens e dinheiro: arrogância e pouca humildade

Brasil - Economia - Finanças Familiares

Um assunto que sempre gosto de abordar é a maneira como os casais lidam com as finanças. Trata-se de um assunto recorrente, afinal todo mês recebemos, através dos e-mails e comentários do Dinheirama, muitos contatos com dúvidas neste sentido. Uma questão chamou minha atenção: praticamente todos os pedidos de ajuda são realizados pelas mulheres.

Elas relatam momentos de angústia criados pela má administração financeira do casal e afirmam que os maridos não percebem ou não aceitam que precisam de ajuda. Pois é, nós, homens, dificilmente damos o braço a torcer quando passamos por momentos de dificuldade – culturalmente, o simples fato de pedir ajuda pode representar uma demonstração de fraqueza.

Francamente, acredito que já passou da hora de certos conceitos virem abaixo. O Brasil mudou e a sociedade precisa encarar as finanças pessoais como uma necessidade absoluta, com potencial de transformar o país e a vida das pessoas.

Arrogância e machismo

Nós, homens, precisamos levar um puxão de orelha, pois agimos com arrogância e muitas vezes sustentamos uma vontade através de decisões e mensagens carregadas como verdades. Se não bastasse as escolhas erradas nas finanças, caímos no pecado de fechar a guarda ao não admitirmos nossos erros.

Essa maneira de ser não é refletida apenas no assunto financeiro, afinal a sociedade moderna está em constante mudança seguindo sempre o aperfeiçoamento como meta.

É tempo de dividir os resultados, os ganhos e também as perdas. Ora, é hora de sentar e conversar, construir sonhos juntos, executar projetos de família, que passam a ser muito maiores, pois envolvem a consolidação de um futuro para todos.

Hora de baixar a guarda

Se você, leitor, ler esse artigo, refletir e constatar que sua vida financeira não está boa, trabalhe melhor suas decisões. Seja mais humilde. É natural passar por momentos de crise e situações de estresse em que nada parece dar errado. Aproveite esse momento, baixe a guarda e divida seus problemas com a família.

Se permita trabalhar as questões ao lado de quem ama e busque encontrar uma solução que beneficiará a todos. Comece com calma: reúna a família no mínimo uma vez por mês. Acima de tudo, ouça bastante, negocie seu orçamento e priorizando o que é de necessidade de todos. Nesse momento, o exemplo é fundamental. Seja sincero e sustente o padrão de vida possível. Para isso:

Divida e multiplique. Não faça nada sem planejar e dividir as responsabilidades com a família;

Tenha sempre tudo detalhado. Se possui dívidas, tenha os valores, as taxas, os credores, tudo organizado para que a negociação seja possível;

Abra o jogo com a família. Se está encrencado com suas contas pessoais, é importante que seu cônjuge conheça os problemas – ou será praticamente impossível ajudá-lo. Mantenha a humildade e seja sincero sempre;

Defina objetivos para a família. Seja uma viagem ou a aquisição de um bem, as pessoas precisam ter metas e recompensas capazes de surgir do esforço e do planejamento. Nada é por acaso.

Algumas dicas surgem no sentido de possibilitar, acima de tudo, que homens e mulheres optem por colocar o assunto dinheiro em pauta dentro de casa e em suas vidas. E que isso seja feito de forma conjunta, com respeito e amor ao que se constrói quando duas pessoas decidem iniciar uma família. A proposta é valorizar uma relação em que não exista apenas um protagonista e, assim, o dinheiro passe de problema a solução.

 

Dinheirama/JE

finanças familiares, pedidos de ajuda, administração financeira, arrogância

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens