Quinta-Feira 04/09/2025 22:37

Tecnologia torna viável o cultivo de seringueira na Amazônia

Estado - Tecnologia - Cultivo de Seringueira

Tecnologia desenvolvida pela Embrapa Amazônia Ocidental, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), permite viabilizar o cultivo de seringueira na Amazônia, a partir de uma combinação de enxertias de seringueira altamente produtivas em látex com clones de seringueira com a copa resistente ao mal das folhas. O resultado são as chamadas “árvores tricompostas”, que têm o potencial de contribuir para tornar competitiva a produtividade de cultivos de borracha natural tanto na Amazônia como em outras áreas do Brasil onde ocorre o fungo causador do mal das folhas.

São chamadas de árvores tricompostas, porque são formadas a partir da composição de três plantas: o plantio inicial é feito a partir de sementes de uma seringueira comum, que depois recebe a enxertia de outra planta de seringueira selecionada pelas suas características de boa produção e qualidade de látex, que irá formar o tronco ou painel; quando a planta atinge o tamanho adequado recebe a enxertia de um clone de seringueira que possui copa resistente ao fungo causador do mal das folhas. A árvore resultante da combinação dessas enxertias consegue sobreviver e manter produção nas áreas onde há a presença do fungo Microcyclus ulei, que até então é o principal limitador para o cultivo racional de seringueiras na região amazônica.

As informações sobre essa tecnologia foram apresentadas pelo pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Everton Cordeiro, e fazem parte de resultados de pesquisas da Embrapa Amazônia Ocidental. As informações foram discutidas com representantes de instituições do setor agropecuário no Amazonas durante o seminário Cultivo e Produção Racional da Borracha no Estado do Amazonas, na segunda-feira, 6 de maio de 2013, na Embrapa Amazônia Ocidental em Manaus.

O objetivo do evento, realizado em parceria pela Embrapa Amazônia Ocidental e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), foi apresentar esses resultados a representantes de instituições fomentadoras da cadeia da borracha natural no Amazonas, a fim de elaborar uma proposta, em parceria com os diversos setores interessados em alavancar a produção de borracha natural no estado. A base dessa proposta, inicialmente, é implantar unidades demonstrativas com o plantio racional das seringueiras utilizando a tecnologia das árvores tricompostas, para validação da tecnologia em diferentes regiões do estado do Amazonas. A Embrapa Amazônia Ocidental está buscando parcerias para a produção de mudas e implantação dessas unidades demonstrativas. O plantio das seringueiras é recomendado para aproveitamento de áreas já desmatadas e também pode ser consorciado com outros cultivos agrícolas de ciclo curto.

Cultivo de seringueira é oportunidade para geração de renda

Durante a abertura do evento, o chefe geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Luiz Marcelo Brum Rossi , definiu o momento importante para estabelecer propostas e encaminhamentos à produção de borracha no Amazonas. “Que este seja o início de uma nova jornada relacionada à cultura da seringueira e à produção de borracha no Estado. Este é o momento de avançarmos nesta cultura. A produção racional está sendo feita em outros países e outros estados, como Mato Grosso, e isso gera uma renda fantástica aos produtores”, disse.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas, Muni Lourenço , a tecnologia gerada pela Embrapa abre uma perspectiva positiva em relação à produção de borracha no Amazonas, especialmente no que diz respeito à geração de renda e de empregos, além de abastecer indústrias que necessitam deste insumo. “Neste momento empreendimentos industriais estão importando de outros estados e de outros países um produto que nós poderíamos estar produzindo no Amazonas. Nós estamos engajados no sentido de difundir isso para produtores de todos os portes, pequeno, médio e grande, sobre a oportunidade de negócio com a produção de borracha através do cultivo da seringueira com esta tecnologia”, disse.

O pesquisador Everton Cordeiro ressaltou que o cenário mundial é promissor para a produção de borracha natural, que é matéria prima integrante de mais de 40 mil produtos. “Quando se requer segurança, confiança e qualidade, só a borracha natural confere estas características para o material que se quer produzir. Com o crescimento da indústria no mundo, se requer cada vez mais produtos oriundos de borracha natural. Então a gente não vislumbra a curto, médio e a longo prazo nenhuma alternativa tão interessante quanto a borracha natural para atender a demanda da indústria no mundo”, afirmou.

Plantios mais próximos das comunidades

O bispo do Alto Solimões, Alcimar Magalhães , presente ao evento, deu um depoimento em relação aos resultados apresentados: “Eu sei a importância que estas árvores representam para a mudança de hábitos e fixação do homem na região. O seringueiro que ainda vai para a mata percorre uma longa distância, ainda tem um resultado muito incerto e está exposto a muitos perigos, razão pela qual ele não quer que o filho dele se dedique a esta atividade. Eu fui seringueiro quando criança e assisti o drama dos seringueiros, em que uns perderam a vida e outros perderam a saúde. Então, juntando os sonhos – a ideia dos pesquisadores de criar seringais mais próximos às comunidades e dar emprego e renda para nossos seringueiros e às novas gerações – nós nos dedicamos a isso e hoje vejo muito mais próxima a realização deste sonho”.

Dom Alcimar cedeu uma área, no município de Tabatinga (AM) para um experimento de cultivo de seringueiras realizado pela Embrapa , durante os últimos doze anos. “O que me motivou a isso é a ideia de contribuir para uma mudança real nas condições de vida dos seringueiros”

No seminário, o pesquisador da Embrapa, Ronaldo Morais, destacou ainda a contribuição da seringueira como alternativa eficiente para fixação de carbono e o pesquisador José Olenilson Pinheiro apresentou os custos de produção para o cultivo de seringueira com essa tecnologia.

A tecnologia para o cultivo racional da seringueira é resultado de mais de 30 anos de pesquisa da Embrapa e tiveram início com o pesquisador Vicente Moraes (já falecido). A seringueira é uma planta perene, que demora 7 anos para começar a produzir, por isso o longo tempo de pesquisa com a experimentação das diversas combinações de clones.

Fungo dizimou plantios na Amazônia

As experiências anteriores de plantios de seringueira na Amazônia foram dizimadas pelo fungo, que tem ocorrência natural favorecida pelas condições climáticas da floresta úmida na Amazônia. Na floresta, as árvores de seringueira nativas são distantes umas das outras e conseguem conviver com o fungo. Nos plantios, onde as árvores ficam mais próximas, a doença causa a morte da planta. Desde a década de 20 do século passado, o fungo passou a ser o agente limitador do cultivo racional de seringueiras e o principal responsável para que a atividade não continuasse seu desenvolvimento na região. Em áreas fora da Amazônia úmida, consideradas “áreas de escape” do fungo, o cultivo racional de seringueiras consegue ser realizado.

CNA/RMC

Cultivo de Seringueira, Embrapa Amazônia Ocidental, Árvores Tricompostas, FAEA

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens