Fiems faz rodada de negócios de empresários de MS com chilenos e paraguaios
Estado - Negócios - Ampliação do Mercado
Foto:Divulgação
Empresários do Paraguai e Chile interessados em comprar produtos industrializados de Mato Grosso do Sul reuniram-se, nesta terça-feira (18/10), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), com 12 representantes de empresas do Estado para o Encontro de Negócios Itinerante no Brasil – Setor Alimentos e Bebidas, promovido pelo CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems. Durante todo o dia, os empresários sul-mato-grossenses têm a oportunidade de fechar negócios e ampliar o mercado para o Chile e Paraguai.
Em reuniões pré-agendas, cada empresário tem 25 minutos para apresentar os produtos a representantes da Tottus, rede supermercadista do Chile, à Vascol, distribuidora de alimentos do Paraguai, e da Watt’s, empresa também chilena. Os empresários estrangeiros estão interessados em alimentos e bebidas típicas brasileiras, tidas como exóticas e que possuem diferencial e agradem ao público destes países.
E, em relação aos demais Estados brasileiros, Mato Grosso do Sul tem a vantagem de estar estrategicamente posicionado na América do Sul, o que barateia os custos de transporte e logística, conforme o representante da Vascol, Luis Fernando Vasconcellos Sanchez. “A vantagem do Estado é a proximidade com o Paraguai e, consequentemente, a questão do frete. Nossa empresa trabalha com representação, comercialização e distribuição de bebidas e enlatados e, no Brasil, procuramos algo que possa agregar à nossa cartela de produtos”, disse Sanchez, acrescentando que a Vascol já importa itens do Paraná, como café e laticínios, e vê em Mato Grosso do Sul um mercado promissor.
Para a representante da Tottus, Maria de los Angeles Torrealba Fonck, os chilenos apreciam produtos de origem brasileira. A aposta dela é nos alimentos e bebidas fit, sem glútem e sem açúcar. “Importamos muita coisa do Estados Unidos e países da Europa, mas acreditamos que o Chile aprecia muito os produtos brasileiros, água de côco, comidas típicas”, afirmou.
A Watt’s fabrica uma série de itens do gênero alimentício, com foco nas geleias. Representando a empresa, Rodrigo Javier Alvarado Zuniga participou do Encontro de Negócios em busca de fornecedores de Mato Grosso do Sul que possam apresentar novos sabores. “O maracujá, por exemplo, o chileno não conhecia e simplesmente ficou doido quando experimentou”, disse.
E é justamente com objetivo de vender estes tipos de produtos que o consultor de vendas da Mix Nutri, Diego Monteiro, foi um dos participantes do Encontro de Negócios. “Podemos não fechar negócios hoje, mas vamos levar nossa marca para o exterior. Já exportamos para a Bolívia e agora a ideia é atingir países mais próximos, da América do Sul”, contou ele sobre a empresa, que desde de 2009 produz no Estado 140 itens entre alimentação funcional e nutrição esportiva.
O mesmo foco tem o representante da Alimentos Yama, Mauricio Hideo Yamakawa, que há quatro anos produz derivados da mandioca, todos sem glútem. “Exportamos esporadicamente para outros países, mas queremos transformar isso em algo fixo. E nenhum deles foi na América do Sul, até o momento, e nosso foco é o Mercosul”, afirmou.
A analista de comércio exterior do CIN da Fiems, Flavia Bertoni Mazzaro, conta que a Federação já promove ações de estímulo a internacionalização dos negócios, como estudos de mercado, inserção de produtos no mercado externo, análise de potenciais compradores, entre outras, e o Encontro de Negócios vem para somar. “Há algum tempo procuramos fazer esse tipo de evento, e essa pareceria vem com a CNI e com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) contribui muito com isso”, avaliou.
Fiems/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,333 |
Euro | 6,223 |
Franco suíço | 6,687 |
Yuan | 0,749 |
Iene | 0,035 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito