Domingo 26/10/2025 12:19

Horta orgânica em presídio de Naviraí proporciona refeição de qualidade a crianças e idosos carentes

Alimentos - Refeição

Foto:Divulgação

“Verde Esperança” é o nome do projeto da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), desenvolvido no Estabelecimento Penal de Regimes Semiaberto, Aberto e de Assistência aos Albergados de Naviraí (EPRSAAA-Nav), que une ressocialização e contribuição social às entidades filantrópicas da cidade. Uma horta orgânica cultivada na unidade prisional, há cerca de três meses, tem ajudado a incrementar as refeições servidas no presídio e representam uma ocupação produtiva aos detentos, além de melhorar a alimentação de crianças e idosos.

O projeto foi criado, sem muitas pretensões, por iniciativa dos próprios agentes penitenciários, que fizeram as doações das primeiras sementes, mudas e regadores. Em uma área de 92m², que pretendem ampliar em breve, foram plantados produtos orgânicos (sem agrotóxicos), tais como: alface (lisa e crespa), almeirão, rúcula, couve manteiga, coentro, salsa, cebolinha e hortelã.

Um reeducando ficou responsável pelos cuidados com a horta, como plantação, irrigação e colheita das hortaliças. “Tive que aprender a mexer com a terra, formar canteiros, ter cuidado durante o crescimento das folhas”, destaca o interno João Paulo Pereira Arruda, 34 anos. “Estou pensando que quando cumprir o tempo aqui no semiaberto vou fazer o cultivo de verduras e legumes lá fora, já que é uma garantia de trabalho”, complementa.

“O projeto foi crescendo e as hortaliças se multiplicaram tanto que surgiu a ideia de adotar duas instituições para que fossem feitas doações”, relata o diretor do presídio, Paulo Sérgio Vieira. “Então, escolhemos o Lar da Criança Amor e Fraternidade e a Casa Lar Santo Antônio, pelo trabalho que desenvolvem”, conta.

Segundo o dirigente, a iniciativa é muito satisfatória, pois é uma forma de o sistema prisional colaborar, de uma maneira muito marcante, diretamente com a sociedade. “É o trabalho do custodiado e o empenho da equipe de servidores penitenciários beneficiando pessoas que precisam, contribuindo para a melhor alimentação, saúde e qualidade de vida, tanto de internos, como de crianças e idosos carentes”, ressalta. “O fato de conhecermos de perto a realidade daquelas crianças, bem como dos idosos em abrigamento, nos comoveu muito, daí a ideia de dar o nome ao projeto de Verde Esperança”, explica.

A coordenadora da Casa Lar Santo Antônio, assistente social Andryélly Jardim Soncini Yamanshi, assegura que as doações têm contribuído para o atendimento dos 21 idosos que vivem no local. “São várias as formas de ajudá-los, do menor ao maior gesto, seja dando alguns minutos de sua atenção, seja com doações, como no caso do presídio. Tudo é muito importante. Tornar este final de vida deles o mais agradável e saudável possível é o que importa”, comenta.

Para o presidente da instituição, Hélio Geromini Sobrinho, a iniciativa desenvolvida pela equipe da unidade prisional é um “atitude de amor” e representa um estímulo para a continuidade da ação beneficente. “Esta atenção e carinho com que fomos atendidos nos fortalece para continuar a realizar o trabalho social”, garante.

A administração do Lar da Criança “Amor e Fraternidade” também considera que as doações são de grande valia para a alimentação dos pequenos. “Principalmente por serem alimentos orgânicos. Nos sentimos privilegiados por sermos escolhidos para esta parceria e queremos que continue nos ajudando, não só doando, mas vindo pessoalmente, passando para as crianças como é feito o projeto”, enfatiza a coordenadora do local Zuleide Aparecida dos Santos.

A coordenadora enfatiza, ainda, que – com o apoio da presidente da instituição, Bruna Alexandra Foleto Capucci, e demais funcionários – todos ali têm se doado para manter, em abrigamento, 15 crianças atualmente, entre 0 a 12 anos. “Estamos, como essas crianças, nos sentindo valorizadas. E que projeto maravilhoso! Nosso muito obrigado a todos do presídio semiaberto!”, finaliza.

O diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, esteve recentemente visitando a unidade prisional e pôde conhecer de perto a iniciativa. “A integração de nossos presídios com as comunidades locais, principalmente como nesse caso, de fornecimento de alimentação, além de muito importante, é uma forma de utilizar a mão de obra prisional para algo útil e construtivo”, enfatiza, ressaltando que vê na disposição de diretores e agentes penitenciários de todas as unidades da Agepen uma das grandes qualidades dos servidores.

 Ampliação do projeto

De acordo com o diretor do semiaberto de Naviraí, graças ao sucesso e a relevância da iniciativa, a meta agora é ampliar os trabalhos com a plantação também de tubérculos como o rabanete, a cenoura e a beterraba. “E sempre que houver produção estaremos lá nos abrigos levando nossa singela contribuição de doação e esperança”, afirma.

Conforme o dirigente, a unidade aceita doações de sementes para essa implementação dos trabalhos. As pessoas que tiverem interesse em contribuir podem entrar em contato pelo telefone: (67) 3924-4036.

Notícias MS/RMC

Horta Orgânica, Presídio, Qualidade, Crianças

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens