Quinta-Feira 16/10/2025 03:36

Reinaldo abre Semana da Tecnologia e destaca apoio da ciência na diversificação da economia

Estado - Ciência e Tecnologia - Diversificação da Economia

Foto:Divulgação

A contribuição do conhecimento científico e tecnológico para tornar a produção de alimentos cada vez mais eficiente é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2016. O assunto foi escolhido pelo Ministério para redesenhar o Programa de Segurança Alimentar no país. Em Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja, participou da abertura da 13ª edição na Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) e destacou a contrição da ciência na tecnologia na diversificação da matriz econômica do Estado.

“Mesmo na crise nosso Estado conseguiu responder positivamente. Somos o 2º do Brasil em geração positiva de empregos e isso é fruto de uma economia diversificada. No decorrer dos anos, MS tem saído do binômio soja e boi, agregando valor aos produtos por meio da agroindustrialização e outras cadeias produtivas, incrementando a economia local. Esse fator é extremamente positivo. Nós diminuímos o rebanho, por exemplo, mas aumentamos a oferta de carne e principalmente a qualidade. Isso só foi possível graças ao empenho das instituições parceiras, com ações voltadas à ciência e tecnologia”, destacou Reinaldo.

O titular da Sectei, Secretário Rento Roscoe, pontuou que o tema tem ampla aderência no Estado, tanto pela importância do agronegócio quanto pela significativa contribuição da ciência por meio das Universidades e Instituições de Pesquisa. Na avaliação de Roscoe, a Semana vai propor a discussão de forma saudável e a popularização da área de ciência e tecnologia na sociedade.

“A Semana tem como objetivo popularizar a ciência. É um momento de aproximar os cientistas da sociedade e vice-versa. Por isso há um esforço do Ministério e de todas as instituições de Ciência e Tecnologia do País. O nosso Estado tem uma economia baseada na agricultura de grãos, passando pela pecuária, cana-de-açúcar, que produz o alimento  e energia, além de ter a produção de papel e celulose – e agora materiais lenhosos, para móveis, painéis e compensados. Com uma população mundial de 7 bilhões que vai saltar para 9 bilhões de habitantes, haverá o aumento na produção de alimentos e o Brasil, assim como Mato Grosso do Sul, tem papel preponderante nisso”, afirmou Roscoe.

Segundo estudos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, até 2050 a população mundial vai subir de 7 bilhões para 9 bilhões de pessoas e com ela a necessidade do aumento na produção de alimentos, fibras e energia, em cerca de 60% do que temos hoje. “Temos que olhar esse fator como oportunidade, principalmente porque 40% dessa demanda deverá ficar sob responsabilidade do Brasil. Em MS nós temos uma economia diversificada e tenho certeza que, com apoio da ciência e tecnologia, poderemos ajudar a alimentar cada vez mais o Brasil e também o mundo”, finalizou o governador.

Exposição

Após a abertura oficial – que contou com a apresentação da banda da Polícia Militar – o governador, secretário e demais autoridades visitaram os estandes das 11 regiões de MS, onde estão expostos os trabalhos dos estudantes das escolas estaduais, em parceria com a Secretaria de Educação (SED). Em Mato Grosso do Sul, as ações estão sendo realizadas de 17 a 23 de outubro, em 61 municípios, com a participação de 295 instituições parceiras.

Em Campo Grande, a 13ª edição do evento é realizada no prédio da Sectei, no período de 19 a 21 de outubro. A previsão é receber aproximadamente 2 mil alunos de escolas públicas e particulares. A exposição é aberta diariamente a todos os interessados das 8h às 17h. A secretaria fica Avenida Fernando Correa da Costa, 559 – Centro.

Evolução humana e os alimentos

A história da evolução humana, a sua relação com os alimentos e a contribuição do conhecimento científico e tecnológico, tem tornado nossa alimentação diária cada vez melhor. Assuntos como esses estão pontuando os debates da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) por todo o país. O período oficial do evento é de 17 a 23 de outubro e o tema “Ciência Alimentando o Brasil”.

Ao anunciar a nova temática, o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Eron Bezerra, destacou que a discussão está alinhada ao empenho da pasta no redesenho do Programa de Segurança Alimentar para o país, com foco no desenvolvimento de pesquisa e novas tecnologias, na inclusão de populações vulneráveis – a exemplo de quilombolas e índios – e na busca em elevar o padrão de renda dessas pessoas por meio da verticalização da produção e da agregação de valor dos seus produtos.

A expectativa é que a temática permita tratar sobre aspectos relacionados, por exemplo, à questão da qualidade dos alimentos. A Semana é coordenada pelo MCTI e realizada nacionalmente desde 2004. O evento conta com a colaboração de Ministérios, Universidades, Institutos de Pesquisa, Fundações de Apoio à Pesquisa, Instituições de Ensino, Museus e Centros Científicos, Instituições privadas, além de secretarias estaduais e municipais, em especial de Ciência e Tecnologia e de Educação.

O objetivo principal é aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizar atividades de divulgação científica em linguagem acessível à população e por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência.

Notícias MS/RMC

Semana da Tecnologia, Diversificação, Ciência

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens