Quinta-Feira 04/09/2025 06:48

PF indica suspeita de propina em apuração sobre cratera do metrô

Brasil - Ações Policiais - Investigação

Foto: Divulgação 

A Polícia Federal apreendeu documentos em duas operações que apontam a suspeita de pagamento de propina a um promotor de Justiça de São Paulo para favorecer empreiteiras nas apurações sobre a cratera da linha 4-amarela do metrô, que deixou sete mortos em janeiro de 2007, segundo a edição desta terça-feira do jornal Folha de S. Paulo.

Em decisão de maio, a Justiça inocentou as catorze pessoas acusadas na tragédia. A juíza Aparecida Angélica Correia, da 1ª Vara Criminal, disse que “não ficou demonstrado que a conduta deles concorreu para a ocorrência do acidente” e que os acusados “não tinham como prever o acidente”.

Os documentos que indicam pagamento de propina foram apreendidos no âmbito da operação Lava Jato, que investiga uma estrutura de corrupção em contratos montada pela Odebrecht – que, no caso da linha 4, também foi líder do consórcio Via Amarela, responsável pela obra e coincidem com documentos apreendidos na  operação Castelo de Areia, em 2009, que sugerem um pagamento de mais de 3 milhões de reais a algum integrante da promotoria de São Paulo que apurava o acidente.

Em setembro, a Lava Jato apreendeu mensagens de dirigentes da Odebrecht que detalham o que seria um pagamento a um promotor em 2007. O e-mail enviado pelo diretor da Odebrecht para as obras da linha 4, Marcio Pellegrini, a um executivo do grupo aponta 200 mil reais a um “beneficiário” referente à “Metro L4” e aborda “ação: apoio no processo de invest. MP”. A construção da linha 4 foi realizada por consórcio formado por cinco empreiteiras. Além da Odebrecht, a Camargo Corrêa, a OAS, a Queiroz Galvão e a Andrade Gutierrez também faziam parte das obras.

O Ministério Público informou que poderá abrir investigações sobre promotores depois de tomar conhecimento do material apreendido pela PF na Lava Jato.

O documento apreendido na Castelo de Areia registra quatro coincidências com o papel encontrado na Lava Jato: a referência à linha 4, o valor de 200 mil reais que teria sido pago, a divisão por cinco e o mês do repasse – julho de 2007. Outro documento da operação, com apontamentos referentes a fevereiro de 2008, revela as seguintes observações feitas pelos executivos: PMN, sigla da Camargo Corrêa para as obras da linha 4, segundo a PF, e as siglas “Lac mp” e “MP”, além do valor de 3 milhões reais parcelado mensalmente. Como nos outros papéis, os montantes são divididos por cinco.

Segundo o jornal, a PF apontou em relatório que “ao que parece, o pagamento em questão se destinava à obtenção de algum favorecimento nos resultados da apuração e talvez da ação para ressarcimento que foi proposta pelo parquet [Ministério Público] estadual”.

A Odebrecht e a empreiteira Camargo Corrêa não se manifestaram sobre os papéis obtidos nas operações da Polícia Federal. Já o Metrô informou que não comenta a decisão judicial por não ser parte do processo. Disse, ainda, que os funcionários arcaram com suas próprias defesas.

O MP afirmou que após a deflagração da Operação Lava Jato “não chegou ao conhecimento qualquer informação do Ministério Público Federal, da Polícia Federal ou dos órgãos de imprensa quanto a eventual atuação indevida de seus membros em relação ao acidente na linha 4 do Metrô”. Em 2009, no entanto, foi aberta investigação pelo MP referentes aos documentos apreendidos na operação Castelo de Areia, porém as apurações não foram conclusivas e, em 2011, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu trancar a ação penal em definitivo.

Veja /PH

PF, Indica, Suspeita, Propina, Apuração,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens