Sexta-Feira 11/07/2025 13:19

Com apoio da Marinha, Prefeitura inicia “Guerra” contra o mosquito Aedes Aegypti

Saúde - Aedes Aegypti

Foto:Diulgação

Teve início na manhã desta terça-feira, 18 de outubro, uma megaoperação de prevenção e conscientização de combate contra o mosquito Aedes Aegypti, responsável por transmitir a dengue, Febre Chikungunya e o ZiKa Vírus, doenças essas que estão assustando a população brasileira. A ação que é desenvolvida pelo município, por meio da Secretaria de Saúde conta com apoio Militares da Marinha, bem como Agentes de Saúde e Endemias.

Percorrendo todos os bairros da cidade, o intuito da ação, que tem como lema: “Guerra contra o Mosquito Aedes Aegypti 2016/2017”, conta com mais de 20 profissionais envolvidos, sendo 15 Agentes de Endemias, 07 Agentes Comunitários de Saúde e  20 Militares da Marinha do Brasil.

De acordo com o secretário de Saúde Cleber Colleone, os trabalhos têm como objetivo levar a conscientização para a população em manter seu quintal limpo, eliminando desta maneira os locais que possam servir como criadouro do mosquito.    

As nossas equipes irão bater de porta em porta para orientar os moradores sobre os riscos que todos nós corremos, por conta do mosquito. Dez minutos do dia, podemos sempre olhar para a residência e os quintais e eliminar os locais que sirvam como criadouro. Já estamos entrando em um período que requer muita atenção, mesmo tendo os números controlados em relação ao Aedes Aegypti”, disse Cleber.

Além das orientações, também será repassada à informação de que os entulhos ou qualquer objeto, que esteja acumulando água e que sirva como criadouro, deverá ser colocado nas calçadas, “a nossa equipe passará recolhendo os materiais, porém, cada morador é responsável por manter limpa sua casa e quintal. A prevenção ainda é o melhor remédio”, falou o secretário.

Só nas últimas semanas dez semanas, que correspondem da semana 29 a 39, Ladário registrou apenas seis notificações de dengue, sendo que, durante o ano de 2016, foram ao todo, até a semana 39, 160 casos, conforme a registra a Secretaria Estadual de Saúde.

“Os números demonstram que os trabalhos refletem positivamente. Por isso é importante manter os esforços e a população tem que ter essa conscientização que é a nossa aliada para continuarmos com esses resultados”, acrescentou Cleber Colleone.

Primeiros Bairros

A ação teve início nos bairros da parte alta da cidade. Os primeiros a receberem a visita das equipes são Alta Floresta I e II, Nova Aliança, Potiguar e Almirante Tamandaré onde persistentemente encontramos os maiores índices de infestação pela larva do Aedes.

Atenção redobrada

Durante o verão de 2016, milhares de crianças e famílias inocentes sofreram com as consequências advindas da infecção pelo Zika vírus, e neste verão de 2017 além deste flagelo outra doença ameaça as famílias brasileiras. A Febre do Chickungunya.

A infecção pelo Chikungunya segue os mesmos padrões sazonais da dengue e do Zika vírus. Em média, os sintomas duram entre 10 e 15 dias, desaparecendo em seguida. Em alguns casos, porém, as dores articulares podem permanecer por meses e até anos.

Não há um tratamento capaz de curar a infecção, nem vacinas voltadas para preveni-la. O tratamento é paliativo, com uso de antipiréticos e analgésicos para aliviar os sintomas. Se as dores articulares permanecerem por muito tempo e forem dolorosas demais, uma opção terapêutica é o uso de corticoides.

“Mesmo sendo ainda desconhecida pela população, é necessário atenção redobrada, até o momento não tivemos nenhum caso suspeito da febre chikungunya, por isso é de extrema importância que a população se atente nas orientações e que também participem junto nessa Guerra pela prevenção”, finalizou Colleone.

Prefeitura de Ladário/RMC

Mosquito, Aedes Aegypti, Conscientização

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,419
Euro 6,383
Franco suíço 6,823
Yuan 0,756
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens