Quinta-Feira 16/10/2025 03:39

Técnicos do Mais Leite recebem treinamento sobre segurança e qualidade na produção

Estado - Ações Públicas - Produção

Foto:Divulgação

Absorver técnicas e ações que reforcem a importância de produzir leite com qualidade e segurança. Este foi o objetivo da capacitação oferecida, nessa segunda-feira (17), aos 39 técnicos do programa Mais Leite, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, responsáveis pelo atendimento na metodologia de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial para 900 famílias em Mato Grosso do Sul.

Dividida em cinco temas, a palestra foi proferida pela especialista em projetos agropecuários do laticínio que possui unidade no município de Terenos, Liz Onofri Cangussu que detalhou situações contidas em um sistema de boas práticas e que devem ser adotadas pelas propriedades, independente do tamanho ou produção diária. “Todas as ações apresentadas aqui estão focadas na segurança do leite, nas medidas que devem ser adotadas para evitar contaminação ou fraudes”, destaca.

Mato Grosso do Sul ocupa a 16ª posição no ranking nacional de produção de leite, segundo informações da última Pesquisa Trimestral (janeiro a junho de 2016) realizada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo que mais da metade do total produzido advém de pequenos produtores. Na avaliação de Liz, o desafio das equipes de profissionais que atuam na produção de leite é promover uma mudança de comportamento junto as famílias. “Entre as questões mais preocupantes estão a falta de proteção no entorno do resfriador de leite que precisa estar protegido de agentes externos, o uso indiscriminado de antibióticos e a não obediência de sua carência. Além disso, repensar a atividade no sentido de produzir de forma mais saudável e limpa”, complementa.

Atualização de conhecimentos – a coordenadora do programa Mais Leite, Bruna Bastos, explica que a palestra conclui um treinamento iniciado no começo do ano. “Na primeira etapa da capacitação levamos nossos técnicos ao laticínio para que conhecessem de perto o processo da agroindústria. Agora, o grupo identifica o que o laticínio espera do leite, em questão de qualidade e segurança e, para isso, proporcionamos treinamentos frequentes aos profissionais que atuam na assistência técnica do Senar/MS”, observa.

A técnica de campo, Aline de Oliveira, atende 30 produtores rurais em Paranaíba e está na equipe do Mais Leite há seis meses. Na avaliação da agrônoma, o treinamento oferecerá suporte nas recomendações que já são feitas com as famílias da região. “Procuramos mostrar aos assistidos que não basta tirar leite da vaca, mas antes, é preciso adotar uma série de cuidados e mudanças de hábito no manejo”, ressalta.

Na região norte, o zootecnista, Diego Santos Siqueira, é responsável por orientar famílias dos municípios de Coxim e Pedro Gomes.  Ele destaca que as informações são fundamentais para melhoria do processo produtivo: “O conteúdo apresentado no curso nos dá subsídios para mostrar aos produtores com objetividade o que precisa ser mudado na atividade e o que funciona de forma correta. No caso da região onde atuo existe um tanque comunitário que necessita de cuidados ainda maiores, já que recebe o produto de várias propriedades”, pontua.

Os assuntos analisados na palestra abordaram os seguintes aspectos: separação ou descarte de utensílios e lixo, desperdício de água e alimento do rebanho, organização, armazenagem, limpeza e higiene, bem estar animal, do homem e do meio ambiente e controle da atividade. 

Famasul/RMC

Técnicos do Mais Leite, Segurança, Qualidade na Produção

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens