Sábado 01/11/2025 17:44

Promotoria acusa 15 por lavagem de dinheiro na falência do Mappin

Mundo - Ações Policiais - Gaeco

Foto: Divulgação 

O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) – Núcleo da Capital, do Ministério Público Estadual -, denunciou à Justiça quinze investigados por crimes supostamente praticados contra a administração pública no processo de falência da massa falida do Mappin, a mais famosa loja de departamentos de São Paulo.

A denúncia criminal foi entregue à Justiça em 26 de setembro, segundo informação divulgada pelo Ministério Público estadual. O caso será julgado pela 22.ª Vara Criminal do Foro Central, onde o processo tramita sob o número 0094319-87.2012.8.26.0050.

Fundada em 1913, a grande loja foi pioneira e reinou absoluta no mercado varejista durante décadas na Praça Ramos de Azevedo, seu endereço mais notório. Com falência decretada, encerrou as atividades em 1999.

A investigação da Promotoria revelou que no curso do processo de falência, uma funcionária do Poder Judiciário, seu marido e pessoas a eles relacionadas praticaram peculatos – crime que consiste na subtração ou desvio, por abuso de confiança, de dinheiro público “ou de coisa móvel apreciável, para proveito próprio ou alheio, por funcionário público que os administra ou guarda”.

A trama, segundo a denúncia, se desenrolou entre os anos de 2009 a 2012. Nesse período foi subtraído o total de 1.646.972,96 reais em prejuízo dos credores da massa falida, destaca a Promotoria. O esquema funcionava por meio da expedição de mandados de levantamento judicial falsos.

As investigações do Gaeco “comprovaram que a servidora da Justiça, que trabalhava na Vara em que tramitava a falência e era responsável pelo processo falimentar, praticou também atos fraudulentos que poderiam resultar em prejuízos aos credores da massa falida, no valor de 120.000 reais, mediante inserção de dados falsos no sistema de informações do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e emissão das guias de levantamento judicial”.

A denúncia também aponta crimes de lavagem de dinheiro, pois dois dos acusados ocultaram a propriedade, disposição e movimentação das quantias provenientes dos peculatos e fraudes contra os credores da massa falida, “por meio das contas bancárias de seus filhos menores de idade e que não apresentavam qualquer renda, posteriormente dissimulando a disposição e movimentação do dinheiro proveito das infrações penais contra a administração pública, por meio da aquisição de dois automóveis, financiamento e consórcio pagos com os proveitos dos peculatos”.

Foi denunciado também o diretor do Cartório que assinou os mandados de levantamento judicial falsos, “se omitindo de forma relevante de seu dever de agir para impedir os resultados, de que dependia a existência daqueles crimes, tendo por lei a obrigação de cuidado e vigilância, tanto que era seu dever assinar os mandados de levantamento judicial”.

O Gaeco também representou ao Ministério Público Federal, por causa do crime de sonegação fiscal de imposto federal que se verificou na investigação.

Veja /PH

Promotoria, Acusa 15, Lavagem de dinheiro,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,376
Euro 6,236
Franco suíço 6,673
Yuan 0,755
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens