Quinta-Feira 04/09/2025 17:50

"Projeto que pune abuso de autoridade é bom e não é contra a Lava Jato"

Brasil - Ponto de Vista - Revisão da Legislação

O projeto que altera a lei de abuso de autoridade voltará a ser discutido e votado no Senado no próximo mês -  Foto: Moreira Mariz/ Agência Senado
 
 

Por Reinaldo Azevedo *

O Estadão informa nesta sexta que projeto que muda a lei que pune abuso de autoridade,  cujo relator é o senador Romero Jucá (PMDB-RR),  voltará a ser debatido no Senado e pode ser votado no mês que vem. Já escrevi alguns textos a respeito. Estão aqui. Não comprem o peixe podre que andam vendendo por aí. O projeto é de 2009 E NADA TEM A VER COM A LAVA JATO, QUE SÓ FOI DEFLAGRADA EM 2014. É mentira que se trata de uma tentativa de tolher a operação. Quem afirma isso opina de orelhada e não leu o texto. A íntegra está aqui.

 

Publicidade

O juiz Sergio Moro já falou contra o texto. O procurador Deltan Dallagnol já falou contra o texto. Rodrigo Janot já falou contra o texto. Os três, no entanto, foram incapazes de dizer o que têm contra o dito-cujo.

No dia 1º de julho, escrevi aqui um http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/projeto-que-pune-abuso-de-autoridade-nao-e-tramoia-de-renan-e-garantia-da-democracia/ texto intitulado “Projeto que pune abuso de autoridade não é tramoia de Renan; é garantia da democracia”. Os ignorantes fanáticos não gostaram. Eu nem escrevo nem comento para ignorantes fanáticos.

Só sei exercer este trabalho dizendo o que penso, ainda que os próprios internautas possam não gostar. Fosse de outro modo, ficaria com uma espécie de termômetro da opinião da maioria sempre à mão. E me posicionaria em favor do estado de mobilização febril. Não é a minha praia.

O texto original, que foi essencialmente resgatado pelo Senado, é, reitero, de 2009, de autoria do então deputado Raul Jungmann, hoje ministro da Defesa. Foi elaborado por uma comissão especial, formada a pedido do então presidente do Supremo, Gilmar Mendes. Integraram o grupo o agora ministro do STF e à época do STJ Teori Zavascki (hoje relator do petrolão), o então desembargador Rui Stocco, o ex-secretário da Receita Everardo Maciel e Luciano Felício Fuck, antes e ainda hoje um dos principais assessores de Mendes.

Onde está a conspiração em favor da impunidade, considerados o conteúdo do texto, que recomendo que seja lido, os membros do grupo que formularam a proposta e o seu autor original? Seriam todos eles notórios defensores de bandidos?

Basta ler o documento para saber que se pune o abuso de autoridade cometido em qualquer, vamos dizer, escala social: do guarda ao presidente da República. Ou seremos nós a dizer que coisas assim não acontecem no Brasil? A lei que temos, a 4.898, é de 9 de dezembro de 1965, assinada por Castello Branco, o primeiro presidente da ditadura militar instaurada em 1964.

A proposta continua a contar hoje com o apoio claro do ministro Gilmar Mendes — e, a rigor, de quantos defendam o estado de direito. Ou será que o ministro é um paladino da democracia quando vota a favor da execução das penas depois de julgamento na segunda instância, mas se torna um militante da impunidade quando defende um texto que combate o abuso de autoridade?

“Ah, mas por que debater isso agora?” Venham cá: se a lei é boa e se ela resguarda direitos dos cidadãos contra o eventual autoritarismo do estado, existe momento ideal para votá-la?

Pergunto mais ainda: se ela pune O ABUSO, mas não A AUTORIDADE, por que deve ser vista como uma ação contra a Lava Jato?

Eu tenho dificuldade com quem não raciocina logicamente. No mínimo, seria preciso evidenciar quais trechos do texto impediriam o livre e legal exercício do trabalho dos procuradores. Sim, eles também estariam sujeitos à lei. E nem poderia ser diferente: afinal, são autoridades. E sabemos que lutaram por isso, daí que exerçam também o trabalho de investigação.

“Ah, mas se não atingisse a Lava Jato, é claro que Renan não se empenharia…” Bem, meus caros, as pessoas podem decidir opinar sobre qualquer coisa no mundo tendo sempre a operação como filtro. Não acho um bom procedimento.

Não tenho prazer especial nenhum em ir contra o consenso, mas também não me assusta o dissenso. Entendo que a lei que pune o abuso de autoridade é uma proteção democrática que serve a todos, muito especialmente aos mais pobres, as principais vítimas de arroubos autoritários fora do escopo legal.

Eu refaço o convite. Leiam o texto. Tentem identificar nele o que não está de acordo com uma sociedade plenamente democrática e em que a Lava Jato seria obstada caso fosse aprovado.

E não custa lembrar no arremate: os pobres seguiriam sendo as maiores vítimas desse crime, ainda que o autor original do projeto, e não é o caso, tivesse a intenção de proteger os ricos. Ademais, um país decente respeita os indivíduos independentemente de sua origem, certo? Não se enganem, perguntem e respondam: num país em que até rico fosse humilhado em nome da isonomia, como estariam sendo tratados os pobres?

 

* (Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve no blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Veja

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens