Quarta-Feira 03/09/2025 16:50

Nova política nacional integra lavoura, pecuária e floresta

Brasil - Agronegócio - Política de Integração

O Brasil já tem sua Política Nacional de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta, que começará a vigorar em seis meses. Projeto que institui a nova política foi sancionado esta semana pela presidente Dilma Rousseff, para incentivar não só a produtividade rural, como também a educação ambiental e a preservação do meio ambiente.

Trata-se de uma tecnologia nova e consensual que começou a ser discutida seis anos atrás, a partir de uma proposta tímida que não expressava as reais relevância e amplitude do tema.

O debate no Congresso proporcionou o amadurecimento do assunto e permitiu ir muito além da ideia inicial de estender incentivos especiais, previstos na política agrícola, a produtores que adotassem técnicas de integração entre lavoura e pecuária.

Um dos objetivos da integração é incentivar a produtividade e a rentabilidade de atividades agropecuárias em áreas já desmatadas, substituindo as monoculturas tradicionais por sistemas que agreguem cultivos agrícolas à criação de animais e exploração de espécies florestais. Entre os incentivos previstos ao produtor que adotar a técnica da integrar culturas estão a prioridade na obtenção de empréstimos e benefícios associados a programas de infraestrutura rural.

Esta política também visa a garantir apoio à recuperação de pastagens degradadas e a estimular a pesquisa de atividades que promovam essa integração. Tudo isto sem esquecer a educação ambiental nos diversos níveis escolares e também para agentes do agronegócio.

Em resumo, a nova política compõe alternativas de manejo sustentável da terra, mostrando que existem opções das quais o campo já está fazendo uso. Mais: deixa claro que o agricultor faz a parte dele, procurando desenvolver práticas sustentáveis.

Foi precisamente o reforço do sucesso da tecnologia aplicada que fez com que a proposta agregasse mais e mais adeptos ao longo do tempo, até que se chegou ao consenso para sua aprovação. Hoje, o conceito ambiental saiu do discurso e passou a integrar o dia a dia da atividade rural.

Agricultura de Baixo Carbono

A utilização dos sistemas integrados faz parte do Programa de Agricultura de Baixo Carbono

A implantação de projetos de agricultura de baixo carbono nas propriedades rurais ajudará o País a cumprir os compromissos assumidos na 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 15), de redução significativas das emissões de gases de efeito estufa geradas pela agropecuária.

 

CNA/JE

política nacional de integração, lavoura, pecuária, floresta, nova política, presidente

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens