Quarta-Feira 03/09/2025 23:40

Estudo mostra potencial de crescimento do mercado

Brasil - Mercados - Mercado de Madeira

O Brasil produz 600 mil metros cúbicos (m3) de madeira certificada por ano na Amazônia, cerca de 4% da produção brasileira. Esse volume, ainda modesto, pode saltar para 1 milhão de m3, o que representaria 6% a 7 % da produção total. A previsão faz parte de um estudo inédito sobre as dimensões do mercado de madeira certificada no país, elaborado pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora).

O trabalho “Acertando o Alvo 3 - Desvendando o Mercado Brasileiro de Madeira Amazônica Certificada FSC” diz que o setor pode crescer por meio do aumento na produção das florestas certificadas atuais, e de empresas não certificadas, mas que querem buscar o selo para seu negócio. O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) estima que o Brasil produza anualmente 14 milhões de m3 de toras. Pará e Amazonas respondem por 86% da produção de madeira certificada na Amazônia.

“Embora esse número seja tímido, conseguimos identificar um expressivo potencial de crescimento para os próximos dois anos”, diz a engenheira florestal Patrícia Cota Gomes, coordenadora do estudo. “E estamos fazendo uma previsão conservadora.”

Os 600 mil m3 de madeira certificada produzidos na Amazônia foram consumidos por 18 serrarias. Parte dessa produção, no entanto - 28% da madeira, ou 169 mil m3 -, não foi vendida como certificada, o que provocou a perda do selo de origem de toda a produção. “Queríamos entender por que isso acontece, e traçar estratégias para reverter esse quadro”, diz Leonardo Sobral, gerente de certificação florestal do Imaflora e também coordenador do estudo. “Existe madeira certificada no mercado, que poderia ser comprada como tal”, afirma.

Com a correção dessa distorção, o potencial de crescimento da produção certificada pode crescer, estimulada também pelo número crescente de empresas que se candidatam à concessão florestal. O uso comercial de florestas públicas por grupos privados é possível desde a promulgação da Lei de Gestão de Florestas Públicas, em 2006. “Essas empresas têm algum compromisso de sustentabilidade”, diz Sobral.

A pesquisa do Imaflora indica que 70% da madeira certificada produzida no país é destinada à exportação, movimento oposto ao da madeira da Amazônia, que ruma principalmente para o mercado interno. No caso do produto certificado, dos 30% que ficam no Brasil, 14% são consumidos no Estado de São Paulo. O Nordeste aparece em segundo lugar.

Em 2011, os pesquisadores entrevistaram representantes de 16 empresas com áreas florestais certificadas FSC e de 50 indústrias e serrarias consumidoras de madeira amazônica, certificada ou não. Esse é o terceiro estudo de uma série que o Imaflora produziu sobre o mercado de madeira tropical brasileira. O primeiro, de 1999, (em parceria com o Imazon e Amigos da Terra - Amazônia Brasileira), analisou o destino da madeira amazônica. “Imaginava-se que tudo ia para exportação. Foi aí que percebemos que 86% da madeira ficava aqui”, diz Sobral.

O segundo estudo, de 2002, analisou o que acontecia com a madeira em São Paulo, o principal centro consumidor. O diagnóstico foi feito em todos os municípios com mais de 100 mil habitantes. O principal mercado era o setor de construção civil horizontal. As madeiras mais procuradas eram cedrinho, jatobá, ipê e angelim.

No novo estudo, os pesquisadores fizeram um raio X da madeira certificada. “O produtor reclama que não há demanda suficiente e os compradores dizem que tentam comprar madeira certificada, mas não encontram”, diz Sobral. “Queríamos entender esse nó.”

“Existe demanda maior do que se imagina por esses produtos, que poderia ser atendida com o aumento das florestas”, diz Patrícia. O crescimento da área de florestas certificadas tem sido limitado pela incerteza fundiária das terras da Amazônia. Para conseguir a certificação FSC, as empresas têm que estar em acordo com as regras ambientais, econômicas e sociais.

Existem 11 certificadoras FSC no Brasil. O Imaflora é a única ONG, as outras são empresas privadas. Segundo o boletim FSC de abril, a área total com certificação no Brasil é de 7,36 milhões de hectares. O Imaflora certificou 67% desses 7,36 milhões. Plantações florestais localizadas no Sul, Sudeste e Nordeste representam a maior parte.

A certificação de florestas naturais na Amazônia (1,26 milhão de hectares) evolui lentamente. O Brasil é o sexto país em área certificada. No mundo, desde 1993, há 150 milhões de hectares de florestas certificadas pelo FSC, que estão espalhadas por 80 países.

 

Redação/SI Knowtec/JE

madeira certificada, produção brasileira, volume modesto, produção total

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens