Embrapa Cerrados faz estudos para combater a lagarta do algodão
Brasil - Agricultura - Lagarta do Algodão
A notícia do ataque da praga chegou na Embrapa através de produtores da Bahia. Eles suspeitavam que o inimigo fosse a espécie Helicoverpa zea, mais conhecida como lagarta da espiga de milho, mas o biólogo Alexandre Specht descobriu que se tratava de outra lagarta, a Helicoverpa armigera, que até então não havia sido identificada em nenhum país das Américas.
A olho nu, não há nenhuma diferença entre as duas lagartas, elas são do mesmo formato e coloração. A identificação da Helicoverpa armigera só foi possível com a observação de um pequeno detalhe no órgão reprodutor masculino.
Até agora, a Embrapa comprovou que a lagarta está na Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso e Paraná. As lavouras atacadas são de soja, milho e algodão. Produtores relataram a presença da praga em outros estados, mas os pesquisadores ainda não fizeram a identificação da espécie.
A praga só era encontrada em países como Austrália, Portugal, Grécia, China e Índia. Ainda não se sabe como chegou ao Brasil. Os produtores tentaram combatê-la com inseticidas registrados no país, mas não houve resultado.
No começo de abril, o Ministério da Agricultura autorizou a importação em caráter emergencial de um produto chamado benzoato de emamectina, que deve começar a ser aplicado em maio nas lavouras de algodão da Bahia.
Os pesquisadores também recomendam que o produtor não tenha na propriedade a mesma espécie de planta em várias estágios de desenvolvimento. Esse método, conhecido como escalonamento de plantio, faz com que a lagarta tenha sempre o que comer e assim se multiplique.
Redação/SI Knowtec/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito