Quarta-Feira 03/09/2025 22:54

A teoria da restrição do consumidor

Brasil - Comércio - Restrição do Consumidor

Como vocês sabem, sou Economista. E, fazendo o trabalho de conclusão da pós-graduação, deparei com um conceito bastante discutido durante o curso de minha graduação: a chamada teoria da restrição do consumidor. A teoria diz que a decisão de quantas horas de trabalho o indivíduo trabalhará depende de uma escolha pessoal de quantidade de consumo e lazer que ele quer usufruir.

Ou seja, o trabalhador deve determinar quantas horas de trabalho ele fará a partir de quantas horas quer gastar em lazer e em quantos Reais em consumo. Aqui, em consumo, incluem-se os gastos com sobrevivência – que, hoje em dia, seriam alimentação, moradia, estudo e todos os outros gastos que determinamos como essenciais. O lazer deve ser medido em horas.

Resumindo: quanto mais horas você trabalhar, mais dinheiro terá para o consumo e menos horas terá de lazer. O ponto de encontro entre essas decisões é chamado ponto de equilíbrio.

Na teoria, as escolhas são baseadas na indiferença do trabalhador. Nós determinamos nosso ponto de equilíbrio ao escolher um determinado produto em detrimento de outro. Por exemplo, ao optar por um curso de mestrado, deve-se então renunciar a algumas horas de lazer; ou, ao optar por uma viagem em família nas férias, todos deverão renunciar a alguns gastos durante o ano para que a viagem seja paga.

Óbvio? Sim, claro. Mas se todos os brasileiros pensassem assim, não teríamos tantos devedores na praça. Convido todos vocês, economistas ou não, a refletirem sobre sua teoria de restrição:

Você está consumindo o que realmente precisa?
Você está escolhendo alguma coisa em detrimento de outra? O que?

Com uma sociedade que foca cada vez mais no consumo, nos bens materiais que cada indivíduo possui ou nos restaurantes que freqüenta, esquecemos que não é possível ter tudo. Aliás, não precisamos ter tudo. Não precisamos ter muitos carros, um casaco de cada cor ou almoçar fora todos os dias. Precisamos de coisas que nos façam felizes. E felicidade não significa somente ter bens.

Precisamos de uma família feliz, de saúde, noites bem dormidas, amigos leais, um trabalho prazeroso. Isso, combinado ao lazer, é que traz a real felicidade. Dentro de nossa combinação de consumo e lazer, não podemos nos esquecer do amanhã. A realidade é que precisamos trabalhar mais hoje para consumir no futuro.

A esta altura, você já sabe que não temos uma previdência social que nos garanta qualidade de vida quando estivermos mais velhos. Assim, uma parcela de nossa renda deve ser destinada à poupança, seja ela feita em investimentos em ações, fundos, debaixo do colchão ou imóveis. O importante é traçar um plano para garantir a renda futura, para o momento em que o dinheiro do dia-a-dia não vier mais a partir do trabalho.

Se você estiver dentro desse percentual de pessoas que gastam mais do que ganham, pense um pouco nas alternativas possíveis para sair dessa situação. Infelizmente, só temos duas opções: ganhando mais ou gastando menos. Ah, sempre tem alguém que diz: “Ganhando na loteria!”. Pois é, eu também gostaria que essa fosse uma alternativa viável, mas acredito que 99,9% da população sabem que a chance é ínfima. Nada contra fazer uma “fezinha”, mas não conte com isso.

Separe uns minutinhos hoje para pensar como anda a sua teoria de restrição. Você verá que, sim, é possível ter mais lazer. Ou, se não é isso que você quer ou precisa, verá que poderá pagar mais algumas contas se cortar algum gasto que não é essencial no momento. Até a próxima.

Dinheirama/RMC

Restrição do Consumidor, Restrição do Consumidor, Alimentação, Escolha Pessoal

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens