Terça-Feira 14/10/2025 13:52

Reinaldo pede cautela a governadores que propõem decretar calamidade nos estados

Estado - Ações Públicas - Crise

Foto:Divulgação

O governador Reinaldo Azambuja participa nessa terça-feira de reunião com 20 governadores das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste para cobrar repasses e ações que minimizem a crise econômico-financeira dos Estados. No mês passado Reinaldo foi o interlocutor de grupo de governadores em reunião com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, quando foram encaminhadas reivindicações e feita a defesa de revisão do pacto federativo. Os governadores encaminharam documento ao presidente Michel Temer e chegaram a anunciar a hipótese de decretação de estado de calamidade.

Para o governador Reinaldo Azambuja, a decretação de calamidade é uma medida “muito extrema” num momento em que o Governo Federal, mesmo que “modestamente” anuncia a retomada do crescimento e a disposição de ajudar os estados. “Acho que não é o momento. Seria ruim para o nosso Estado”, disse o governador.

Reinaldo Azambuja aposta no diálogo com o Governo Federal. “Nós temos que avançar numa pauta de investimentos, de ações. O Brasil dá sinais de retomada de crescimento, embora modesta, mas sinaliza já para 2017. Estou confiante”, avaliou o governador, que pontua questões que ainda devem se dissecadas nas conversas com o Planalto, como precatórios, sistema prisional e judicialização da saúde.

Para Reinaldo, há questões, como o problema indígena, que são de responsabilidade da União, mas estão colocadas sobre os ombros dos estados. A seu ver, se o Governo Federal assumir suas responsabilidades, a carga sobre as unidades da Federação será aliviada.

“Hoje, Mato Grosso do Sul arca com o sistema prisional que tem quase a metade dos presos oriundos do tráfico internacional e nós estamos custeando isso com recursos próprios. Dividir as responsabilidades e arbitrar isso é função do Supremo. Também pedimos para que a União não contingencie os recursos do Fundo Nacional Penitenciário, que foi criado para custear despesas do sistema prisional.  E hoje a União contingencia e empurra esse ônus apenas para os Estados. Espero que isso possa avançar para uma solução definitiva. Não vamos fugir das nossas responsabilidades, mas também Mato Grosso do Sul não pode assumir sozinho uma responsabilidade que não é só do governo do Estado”, pondera Reinaldo Azambuja, considerando que outros assuntos, como o ressarcimento de perdas com a Lei Kandir, são negociáveis.

O governador analisa que a situação de muitos estados é crítica, com dificuldades até para pagar servidores, mas medidas extremas não devem ajudar muito. Na sua opinião, é preciso buscar solução que atenda às necessidades dos estados, mas sem também inviabilizar outras ações do Governo Federal.

Em Mato Grosso do Sul, por conta da política de contenção de gastos, o governo conseguiu equilibrar as finanças, um quadro diferente dos estados que estão deficitários. Para Reinaldo Azambuja, o alongamento da dívida dos estados é medida que atenua, mas é apenas uma de outras que são necessárias.

Os governadores de estados com dificuldades financeiras pleiteiam socorro de R$ 17 bilhões nos moldes dos valores cedidos ao Rio de Janeiro e ameaçaram com a edição de decretos de calamidade pública. Mato Grosso do Sul não deve aderir em razão do encaminhamento de outras medidas que completam o conjunto de ações necessárias à estabilização do Estado.

Notícias MS/RMC

Calamidade, Cautela, Governadores

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens