Sexta-Feira 17/10/2025 06:24

Agricultores aderem ao uso de aplicativo em celulares para gerenciar as finanças das propriedades

Agricultura - Capacitação

Foto: Divulgação

Agilidade, comodidade e segurança. Pensando nestes três fatores que a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em parceria com o Banco do Brasil e Procon promoveu o treinamento de uso do aplicativo de smartphone para operações financeiras. A capacitação foi realizada na sexta-feira (30), nas dependências da Cooperativa dos Produtores da Itamarati (Cooperai), do assentamento Itamarati, município de Ponta Porã.

A ideia das três instituições foi aproveitar o “boom” tecnológico que eclodiu também na zona rural, a partir do uso de celulares digitais, smartphones, e internet para facilitar a vida das famílias agrícolas na hora de organizar as finanças dentro da pequena propriedade.

Na abertura o gerente geral do Banco do Brasil de Ponta Porã, Paulo Sérgio Belmonte, destacou as vantagens de usar a tecnologia para minimizar a ausência de serviços existentes muitas vezes apenas no perímetro urbano. “O assentamento Itamarati possui mais de 1.500 clientes do Banco do Brasil, que precisam se deslocar 50 quilômetros até o centro de Ponta Porã. Agricultores que precisam verificar extratos, saldos ou dividas do Pronaf, sendo que com o uso do aplicativo se evitariam esse deslocamento”.

Ao todo, 32 agricultores familiares participaram do treinamento. “Vários assentados possuem aparelhos de celular tipo smartphone e hoje com sinal de internet acessível, é de grande importância que o Banco do Brasil com o apoio da Agraer faça a capacitação desses agricultores familiares no uso do aplicativo”, disse o gerente.

Mais do que o conforto o aplicativo representa também uma economia doméstica para as famílias do campo como observa Antônio Coinete, pequeno produtor e presidente da Cooperai. “Só para ir até a cidade você gasta cerca de R$ 50,00 de diesel pra ir e voltar. Fazer as coisas por aqui é melhor né”.

O agricultor fez o download do programa como parte das atividades do treinamento e aprendeu a utilizar a “nova ferramenta de trabalho”. Antônio aproveitou e conferiu seu extrato bancário e próximo vencimento da parcela do Pronaf. “Você pode pagar uma conta de luz ou água sem sair do sítio. Economiza tempo e você pode se dedicar a terra”, avaliou em tom de aprovação.

A ação foi tão bem aceita entre os produtores que as três instituições ( Agraer, Banco do Brasil e Procon de Ponta Porã) querem replicar a ação. “Novos treinamentos serão feitos para que mais agricultores familiares sejam capacitados para utilização do aplicativo”, contou o coordenador regional da Agraer de Ponta Porã, Antônio Carlos Peixoto.

Notícias MS

Agricultores, Aplicativo, Finanças,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens