Terça-Feira 28/10/2025 13:29

Temer tentará controlar falas de ministros sobre Lava Jato

Brasil - Corrupção - Operação Lava Jato

Foto: Divulgação 

A mais nova crise de comunicação do governo, deflagrada com as declarações do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, antecipando a possibilidade de uma nova fase da Lava Jato esta semana, levou o presidenteMichel Temer a iniciar uma ofensiva para tentar controlar as falas dos seus ministros, confirmaram à Reuters fontes palacianas nesta segunda-feira.

Temer telefonou nesta manhã para Moraes cobrando explicações sobre as declarações do ministro, um dia antes da Polícia Federal efetivamente deflagrar a operação que culminou com a prisão do ex-ministro petista Antonio Palocci.

Ao presidente, Moraes disse que não estava fazendo um discurso ou transmitindo informações oficiais, mas em uma conversa informal.

De fato, em um vídeo distribuído pela própria assessoria do Ministério da Justiça, Moraes aparece conversando com integrantes do movimento Brasil Limpo no meio da rua, ao sair de um evento de campanha do candidato ao PSDB à prefeitura de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira.

No entanto, fica claro que o ministro fala em uma operação da Lava Jato “esta semana” e ainda diz: “vocês vão lembrar de mim esta semana”.

Temer chegou a chamar Moraes para ir ao Palácio do Planalto ainda nesta segunda, mas o ministro alegou que tinha compromissos em São Paulo e só chegará a Brasília na manhã de terça-feira, de acordo com sua assessoria.

A avaliação no Planalto é que, apesar das explicações de Moraes --repetidas em uma nota, considerada desastrosa, e em entrevista na manhã desta segunda-feira-- “pegou muito mal” a declaração “impensada” do ministro e é hora de um freio nas falas dos ministros.

O ministro da Justiça ainda será chamado ao Planalto para conversar pessoalmente com Temer, mas não é o único.

O presidente chamará ainda o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e o ministro da Saúde, Ricardo Barros, os últimos a darem declarações que deixaram o Planalto em situação difícil, aumentando a crise de comunicação do governo.

Auxiliares de Temer lembram que ele não é dado a grandes broncas, mas confirmam que o presidente chamará os ministros “problemáticos” para deixar claro que eles precisam tomar mais cuidado com o que falam.

“Especialmente em período eleitoral, com os ânimos muito acirrados, tem que tomar muito cuidado com o que se fala. E lembrar que tudo respinga no Planalto”, disse uma das fontes.

Os problemas com ministros que falam demais já se transformaram em uma crise para o governo Temer, que vem sendo cobrado para tentar consertar uma estrutura que claramente não tem funcionado.

De um lado, parlamentares da base reclamam que o governo vem perdendo a batalha pelo discurso sobre as reformas necessárias, ficando como vilão que irá retirar direito dos trabalhadores.

De outro, as constantes declarações precipitadas dos ministros levam o governo a ficar se desdizendo constantemente.

Há algumas semanas, o ministro do Trabalho passou dois dias explicando declarações que deu em uma reunião sobre a possibilidade de o governo apoiar a regulamentação de uma jornada de trabalho de até 12 horas.

Na semana passada, quando Temer estava em Nova York, foi a vez do ministro da Saúde afirmar, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, que a proposta de emenda à Constituição do teto de gastos, considerada essencial pelo governo, não seria aprovada este ano.

“O que o presidente irá dizer aos ministros é que precisam tomar extremo cuidado com o que falam, mesmo em declarações fechadas. Não há dúvida de que existem ministros com declarações equivocadas”, disse uma das fontes.

Moraes é um dos primeiros dessa lista e é considerado um dos mais difíceis. Logo na sua primeira semana no cargo, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, defendeu que Temer não precisaria indicar o mais votado entre os procuradores para ser o titular da Procuradoria-Geral da União, como é praxe desde o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi desmentido no mesmo dia pelo presidente.

Com personalidade forte, Moraes recusa-se a passar por treinamento para lidar com os jornalistas e escolheu diretamente seu assessor de imprensa, sem relação com a Secretaria de Imprensa da Presidência.

Exame /PH

Políticos, Políticos brasileiros, Michel Temer, PMDB, Política no Brasil, Ministério da Justiça, Operação Lava Jato

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens