Segunda-Feira 13/10/2025 00:14

Mais importante é saber que aposentadoria será paga, diz Meirelles

Brasil - Economia - Previdência Social

Ministro voltou a defender reforma da Previdência e teto de gastos. Meirelles participou de evento na Fiesp, em São Paulo.

Foto: O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ao lado do presidente da FIESP, Paulo Skaf (Karina Trevizan/G1)

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta segunda-feira (19) que a reforma da Previdência é “inevitável, questão de tempo”, assim como a instituição de um teto para os gastos públicos.

“Mais importante do que a idade que a pessoa vai se aposentar é a certeza de que ela vai receber a aposentadoria”, afirmou. O ministro participa de evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Meirelles voltou a defender a importância da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional que limita os gastos públicos à inflação do ano anterior. Ele apontou que a “evolução dos gastos públicos” é o problema de maior relevância entre os fatores que afetam o crescimento do país atualmente.

“De 1991 até 2015, os gastos públicos como proporção do produto cresceram de ao redor de 10% para mais de 19% do PIB agora. Isso é uma linha de crescimento insustentável. De 2008 a 2015, as despesas públicas cresceram mais de 50% acima da inflação.”

Ansiedade
A proposta do governo de limitação dos gastos aguarda aprovação no Congresso. Sobre o tempo necessário para que isso aconteça, Meirelles apontou que, “se nós compararmos com a ansiedade de todos nós para resolver o problema, está muito devagar. Mas, se nós compararmos com a História, vamos ver que está numa velocidade muito grande”.

“Nós temos que mudar a dinâmica estrutural das despesas públicas no Brasil, o que significa mudar a Constituição”, apontou Meirelles.

“Não se faz uma reforma constitucional em 4 semanas. É um projeto que demanda um debate intenso. No caso do Brasil, votação em 2 turnos, na Câmara e no Senado.”

Meirelles apontou ainda que o projeto de limitar os gastos públicos tem o objetivo de evitar o aumento de impostos.

Saúde e Educação
Meirelles falou também sobre o impacto do teto para os gastos públicos sobre os investimentos nas áreas de Saúde e Educação. “Hoje, existe definido pela Constituição pisos para investimentos para Saúde e Educação. Essa é a primeira coisa que temos que enfatizar, a diferença entre o teto e o piso.”

“Hoje, as despesas de Educação e Saúde estão vinculadas ao crescimento da receitas líquidas da União”, disse o ministro. “Nós propusemos uma desvinculação das despesas das receitas e passamos a indexá-las da mesma forma que o teto, isto é, pela inflação do ano anterior. O que significa que não há um corte de despesas, muito pelo contrário, mas manutenção em termos reais.”

Ajuda aos estados
O ministro da Fazenda disse ainda que a ajuda financeira da União aos estados seria um agravamento da crise fiscal e a “evolução dos gastos públicos”, apontada por ele como o problema de maior relevância entre os fatores que afetam o crescimento do país atualmente. “O problema é quando o governador, e é compreensível, vê na União a solução do seu problema”, disse.

“Governadores estão enfrentando queda de arrecadação. A União também está. Os municípios também. As empresas também”, afirmou Meirelles, apontando que esse recuo “começou a se reverter em muitos setores”, já que a retomada da “confiança está refletindo em crescimento de vendas”.

“O que ocorre é que, na medida em que há uma recessão, essa recessão leva a um problema para os estados também”, disse Meirelles, apontando que ajuda da União não pode ser vista como solução. “Aí é que está o problema, porque a raiz da crise foi o crescimento desproporcional das despesas públicas.”

“Eu não posso agudizar o problema visando mitigar o próprio problema. Temos que tomar cuidado de não matar o paciente na tentativa de tratá-lo.”

G1

Aposentadoria, Henrique Meirelles, Pagamentos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens