Domingo 12/10/2025 14:48

Após paralisação, Volks retoma produção em SP

Brasil - Economia - Produção Industrial

Foto: REUTERS/Nacho Doce

Após mais de um mês de férias coletivas, os trabalhadores da unidade da Volkswagen em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, retornam ao trabalho nesta semana. A maior fábrica da montadora de automóveis no país é responsável pela produção dos modelos  Gol, Saveiro e Saveiro Cross. As atividades haviam sido suspensas devido a problemas com os fornecedores de peças.

Também estão voltando gradualmente às suas funções os empregados das unidades localizadas no interior paulista: Taubaté, São José dos Pinhais e São Carlos. Os problemas na entrega das encomendas levaram a Volkswagen a romper o contrato as empresa do Grupo Prevent. Segundo a montadora, o desabastecimento de peças fez com que 100 mil veículos deixassem de ser produzidos. A empresa não comentou, no entanto, a adesão ao programa de demissão voluntária (PDV) aberto na unidade de Sã Bernardo do Campo em agosto.

Na Mercedes, que também opera em São Bernardo, 1.047 funcionários aderiram ao PDV aberto pela montadora no fim do mês passado. Porém, o resultado não foi suficiente para atender a meta da empresa de reduzir o quadro em 1,4 mil empregados. Com isso, a fábrica dispensou mais 370 funcionários que estavam em licença remunerada desde fevereiro, como forma de chegar ao número estipulado.

Nas próximas semanas, a empresa deve anunciar um programa de lay-off, sistema em que os contratos de trabalho são suspensos, mas o trabalhadores continuam recebendo remuneração. A Mercedes não quis, entretanto, adiantar quando e qual será a extensão do programa.

Setor em crise

Neste ano, o setor automobilístico acumula fortes perdas. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automores (Anfavea), os 183,9 mil veículos vendidos em agosto representam queda de 23,1% em relação ao mesmo mês de 2015. No acumulado de janeiro a agosto, a retração nas vendas é de 11,3%. A Anfavea estima que queda 19% na comercialização de veículos neste ano.

No entanto, ao anunciar os dados, no início do mês, o presidente Anfavea, Antonio Megale, mostrou-se confiante na melhora da situação em 2017. ”Acreditamos que o fator principal era a definição política e, agora, isso abre espaço para virar a página.. Precisamos avançar nas reformas previdenciária e da legislação trabalhista para o país voltar a gerar empregos e ter crescimento do PIB [Produto Interno Bruto, soma de todos os bens e serviços produzidos no país]”, disse Megale, na ocasião.

Apesar da queda quando se comparam os números do ano passado e deste, os resultados dos últimos meses apontam para uma ligeira recuperação. No mês passado, as vendas no mercado interno tiveram alta de 1,4% sobre as de julho, quando havia sido registrado crescimento de 5,6% em relação a junho.

Portal Exame

Brasil, Economia, Produção Industrial, Volkswagen, São Paulo, São Bernardo do Campo, Trabalhadores

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens