Quarta-Feira 08/10/2025 05:42

John Neschling é levado a depor na CPI do Teatro Municipal

Brasil - Ações Públicas - CPI

Foto: Divulgação 

Afastado do comando do Teatro Municipal sob suspeita de corrupção, o maestro John Neschling depõe na manhã desta quarta-feira na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga fraudes e desvios na instituição, instalada na Câmara dos Vereadores de São Paulo. Neschling teve um pedido de condução coercitiva expedido, mas, de acordo com a assessoria do maestro, ele aceitou participar da CPI e por isso não chegou a ser conduzido para a Câmara de maneira coercitiva.

Na última quinta-feira, Neschling acusou o prefeito Fernando Haddad (PT) de traição. Haddad, que primeiramente disse que iria manter o maestrro no posto a menos que se provasse seu envolvimento no esquema de corrupção do Teatro Municipal, depois decidiu sacá-lo da direção artística. Em entrevista ao jornalista Mario Sergio Conti, do canal pago Globonews, o músico reafirmou que havia recebido do petista a garantia de que só deixaria o posto quando quisesse, já que nenhuma prova de seu suposto envolvimento no esquema de corrupção que desviou 15 milhões de reais do teatro foi apresentada até agora pela Controladoria Geral do Município. “Ele disse na quinta-feira: fique tranquilo. De mim, não partirá essa injustiça. Na segunda, fui demitido. Não por ele, mas pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Gestão Cultural), com ordem dele, evidentemente.”

Segundo Neschling, o aval dado pelo prefeito tem relação direta com a campanha eleitoral — Haddad é candidato à reeleição e o caso do teatro poderia prejudicá-lo. Durante a reunião entre eles, realizada na semana passada, essa pressão política pela saída do maestro chegou a ser mencionada. “Falei que, se essa pressão continuasse e de forma extremamente desagradável para a campanha, eu iria embora. Falei que não tinha problema, mas ele falou que, pelo amor de Deus, que não fizesse isso.”

Os desdobramentos seguintes, de acordo com o músico, representaram para ele uma “grande decepção”. Durante a entrevista, disse que Haddad era uma pessoa em quem ele acreditava, confiava e com quem tinha diálogos abertos. “Nesses três anos, pensei ter encontrado um político que realmente era diferente, mas, infelizmente, vi que ele não é diferente em nada. Que na hora do vamos ver, na hora em que a vaca vai para o brejo, ele é como todos os outros políticos e trai da mesma forma que todos traem”, completou.

A gestão Haddad não quis comentar a entrevista. Na segunda-feira, após a notícia da demissão de Neschling, a Prefeitura divulgou nota na qual afirmou que o IBGC tem autonomia para definir sobre o afastamento do músico.

Investigações — O nome de Neschling foi citado nas investigações em março pelo ex-diretor da Fundação Theatro Municipal, José Luiz Herência, primeiro delator do esquema. No acordo que firmou com o Ministério Público Estadual, ele afirma que o músico não só sabia das fraudes, como participava delas, usando a indicação de espetáculos superfaturados ou a contratação de artistas internacionais por valores superiores aos praticados no País.

Um dos projetos sob investigação, o Alma Brasileira, custou 1 milhão de reais à cidade, apesar de nunca ter sido montado.

De lá pra cá, o maestro passou a ser oficialmente investigado pelo Grupo Especial de Combate a Delitos Econômicos (Gedec) e foi novamente acusado, desta vez pelo ex-diretor do IBGC, William Nacked, que também teve acordo de delação homologado pela Justiça. Assim como Herência, Nacked afirma que Neschling participava do esquema ao contratar espetáculos de agentes que depois o chamavam para apresentações no exterior, como uma espécie de “toma lá, dá cá”.

O músico nega qualquer tipo de participação e considera a demissão um ato unilateral, que pretendeu extinguir seu contrato de “forma ilegal e arbitrária”. Diante da situação, o músico afirmou que, juntamente com seus advogados, tomará as providências legais cabíveis. O IBGC não informou o motivo da demissão.

Veja /PH

John Neschling, Levado, Depor, CPI, Teatro Municipal

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens