Quinta-Feira 10/07/2025 21:50

Mais Leite encerra programação de dia de campo com público recorde em Sidrolândia

Agronegócio - Mais Leite

Foto:Divulgação

O município de Sidrolândia finalizou a programação anual de encontros técnicos do segmento leiteiro com participação de 300 produtores atendidos pelo programa Mais Leite do Senar/MS – Servico Nacional de Aprendizagem Rural, durante evento realizado neste sábado (10), no Parque de Exposições Waldomiro João Comparim. Ao todo foram realizados quatro dias de campo oferecendo informações sobre manejo, alimentação e tecnologia na formação de rebanho especializado e alcançando mil produtores em todo Estado.

Em Mato Grosso do Sul, 930 produtores rurais são atendidos pela metodologia de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial em 39 municípios. O objetivo é promover o aumento da produtividade por meio de intervenções de baixo custo e que resultem na eficiência produtiva das famílias atendidas.

O presidente do sindicato rural, Rogério Menezes, explica que o programa oferece informação e tecnologia necessárias aos participantes para que consigam ter independência financeira do seu negócio. “Com apoio do Senar/MS estamos levando condições para que os produtores melhorem sua atividade, aumentem a rentabilidade e consigam caminhar com as próprias pernas. O dia de campo realizado aqui no parque de exposições contribuirá para este objetivo ao apresentar exemplos eficientes de gestão e manejo na atividade”, argumenta.

A coordenadora do programa Mais Leite, Bruna Bastos, aponta as diretrizes do programa e a razão da eficiência alcançada junto aos produtores do Estado. “Temos uma equipe de técnicos preparada para levar assistência técnica e gerencial aos produtores e o diagnóstico unânime é de que falta de orientação profissional. Para atender esta demanda, a metodologia do Senar oferece visitas mensais com quatro horas de duração e capacitação a cada dois meses, com intuito de qualificar este público e oferecer uma visão mais ampla da atividade produtiva”, observa.

Participação Ativa – O produtor rural, Renir Martinelli, possui uma propriedade em Sidrolândia e investe na diversificação da produção, com plantio de lavoura, piscicultura e, recentemente, iniciou na cadeia produtiva do leite. Animado com o evento, que considera fundamental para o setor, emprestou dois bezerros que personificaram a prática do manejo com aleitamento artificial. "Fico satisfeito em poder contribuir com este dia de campo, pois, acredito que temos muito que aprender em nosso trabalho. Eu comecei há pouco tempo na produção de leite, ainda estou investindo na compra de animais com genética e quero aproveitar as informações oferecidas pelos técnicos”, pontua.

Para Daniel Guimarães, que veio ao evento junto com a caravana de Terenos, o programa foi um ‘divisor de águas’ e relata a evolução que obteve ao receber orientação técnica. “Moro no assentamento Campo Verde e há alguns anos trabalhei com pecuária de leite, porém, a falta de informação e a baixa produtividade me fizeram desistir. Quando conheci o programa do Senar/MS resolvi me dar outra oportunidade e o resultado é que modifiquei a gestão do minha propriedade e já consigo produzir 100 litros de leite diariamente”, comenta animado.

Marcelo Paes veio com a caravana de Aquidauana e participa do Mais Leite há três meses. Na opinião do produtor, as mudanças já começaram a ser comprovadas na redução com os custos de produção. “A primeira orientação que recebi foi sobre o manejo de pastagens, pois, não conseguia produzir uma forrageira eficiente. Com apoio do técnico do Senar/MS aprendi como adubar o pasto e investi no plantio de capim Mombaça e piqueteamento rotacionado. O resultado veio em pouco tempo, pois reduzi consideravelmente a compra de silagem e quero investir em inseminação artificial para produzir meus próprios animais de leite”, confidencia.

Uma das técnicas de campo responsáveis por atender os produtores de Sidrolândia é a médica veterinária, Natália Leite, que reforça a importância do evento para as famílias atendidas. “Comprovamos o resultado destes encontros já na primeira visita que realizamos nas propriedades. Os participantes querem discutir conosco as informações que aprendem o que torna nosso trabalho ainda melhor, no que se refere as orientações de manejo”, conclui.

Famasul/RMC

Mais Leite, Programação, Dia de Campo, Recorde

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,419
Euro 6,383
Franco suíço 6,823
Yuan 0,756
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens