Sexta-Feira 11/07/2025 13:55

Feira dos Imigrantes reúne cultura e gastronomia dos países

Cultura - Feira dos Imigrantes

Foto:Divulgação

Cinco nacionalidades foram representadas na primeira edição da Feira dos Imigrantes realizada em Ladário na noite desta quinta-feira, 09 de setembro.

Gastronomia, arte, música e danças de nacionalidades que compõe a diversidade cultural do município tomaram conta da Avenida 14 de março que virou palco de diferenciadas manifestações culturais.

A noite recheada de simbolismo trouxe ao público que prestigiou o evento uma vasta qualidade de comidas e bebidas típicas, além de artesanatos e artes plásticas.  Os países representados nesta edição foram o Brasil; Argentina; Portugal; Itália e Bolívia.

Para Maria Santos atividades como esta deveriam acontecer cotidianamente, “Estou encantada com toda essa cultura, as pessoas que estão aqui são descendentes e trazem para nós a verdade de como é no país de origem. Eu espero que na próxima edição mais pessoas possam prestigiar e sentir as belezas de uma noite tão agradável”.

Com o objetivo de resgatar a história do povo que vive ou já passou por Ladário, a Fundação de Cultura em parceira com o Circuito de Apoio ao Imigrante desenvolveu este projeto. “Nós pensamos em mostrar através da feira as diversas nacionalidades que nós temos aqui na região que colaboram para a nossa diversidade”, enfatizou a Diretora Presidente da Fundação de Cultura, Wanessa Rodrigues.

Para o professor da Universidade Federal e idealizador do Circuito de Apoio ao Imigrante, Marco Aurélio a iniciativa da administração municipal é um grande passo para o maior conhecimento da população à cultura de outros povos, “o circuito funciona da seguinte forma; Corumbá e Ladário foram feitas por imigrantes e hoje nós temos na nossa região uma necessidade de articular melhor os órgãos que atuam com imigrantes, então pretendemos dar a eles melhores condições de vida, a parte documental que é tão importante para que haja acesso e principalmente estamos trabalhando com a questão documental do imigrante”.

A primeira edição trouxe na barraca de Portugal a senhora Gina Barreto com bolinho de bacalhau; a Bolívia esteve representada por Élcio Alba com iguarias como a chicha e arroz boliviano. O tradicional picalomacho boliviano também foi oferecido pela senhora Cida Cavasana e encerrando a participação boliviana no evento, a senhora Cristal levou suas peças de artesanatos; a barraca da Argentina comandada pelo senhor Anibal Monzon ofereceu ao público o sanduiche churipan; a família Montero trouxe o famoso macarrão italiano com variados molhos; e o Brasil trouxe para a feira suas artes plásticas, confeccionadas pelo artista  e danças típicas de cada região apresentadas pelo Projeto Semear.

Prefeitura de Ladário/RMC

Feira dos Imigrantes, Gastronomia, Cultura

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,419
Euro 6,383
Franco suíço 6,823
Yuan 0,756
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens