Quinta-Feira 04/09/2025 20:46

Endividadas, indústrias estão fechando as portas

Brasil - Combustível - Indústrias de Etanol

Festejada como potência mundial, a indústria brasileira do etanol vive tempos difíceis. Nos últimos quatro anos, das 330 usinas do Centro-Sul do país, 40 fecharam as portas e outras dez devem parar de moer cana de açúcar neste ano.

Endividada e sem novos projetos de investimento, a indústria da cana deve encerrar a atual safra operando com 96% da capacidade instalada, nível delicado diante das perspectivas de aumento de 13% na demanda anual de etanol no mundo e de crescimento do mercado doméstico.

Entre 2011 e 2012, problemas climáticos fizeram com que o país produzisse quase 100 milhões de toneladas a menos que em 2010, mas a atual safra deve chegar a 635 milhões de toneladas, de acordo com a Datagro, consultoria especializada no setor.

- Voltando ao patamar de 2010 e com o fechamento de usinas, a moagem começa a ficar próxima da capacidade efetiva do setor. E não existe ainda um ambiente que estimule o setor privado a investir em capacidade - diz Plínio Nastari, da Datagro.

Estudo do banco Itaú BBA sobre o setor constata que, dos 147 grupos produtores de etanol e açúcar do Centro-Sul do país, 90 (responsáveis por 28,5% da produção nacional) estão excessivamente endividados e precisam passar por processos de fusão ou aquisição ou terão de encerrar as atividades.

- A paridade com o preço da gasolina, controlado pelo governo nos últimos anos, levou a um valor para o etanol que não remunera os investimentos e, em muitos casos, gera prejuízo. Por isso, entre as empresas a ordem é sobreviver. Investir, nem pensar - diz Alexandre Figliolino, diretor de Agronegócio do banco Itaú BBA.

Os custos elevados desde a crise de 2008, que pegou a maioria das empresas muito endividadas, combinados com os problemas climáticos que afetaram as safras de cana e a manutenção do subsídio à gasolina minaram a competitividade do etanol. Resultado: a participação do álcool (hidratado e anidro) no consumo interno de combustíveis para veículos leves desabou de 45%, em 2010, para 31,7% ano passado.

Exportações estão crescendo

Ao mesmo tempo, as exportações dessa fonte de energia limpa só aumentam: chegaram a 3 bilhões de litros em 2012 e devem atingir os 4,1 bilhões de litros este ano, segundo a Datagro.

Marcos Fava Neves, professor da Faculdade de Economia da USP em Ribeirão Preto, considera a falta de estratégia do governo para o setor "o grande equívoco de política pública" do governo Dilma Rousseff.

- O etanol é reconhecido como um combustível avançado nos Estados Unidos e, por isso, tem tributação diferenciada. Aqui, não tem - diz Fava Neves. - Tenho viajado o mundo e as pessoas não entendem o que acontece aqui.

De acordo com a Unica (entidade que representa as usinas do Centro-Sul), o país precisa instalar ao menos cem novas usinas de etanol e açúcar até 2020. Só que desde 2008, diz Antonio de Pádua Rodrigues, diretor-técnico da Unica, nenhum novo projeto foi aprovado. Quadro que o pacote anunciado semana passada pelo governo pouco deve mudar.

- Os incentivos anunciados pelo governo contribuem para recompor as margens de operação e reforçar o caixa. Mas não há nenhuma diretriz nova na política energética e nenhuma indicação de que o etanol terá maior peso na matriz energética. Sem isso, não vale a pena investir no aumento da produção - diz um usineiro que pediu para não ser identificado.

 

Ronaldo Dercole/SI Knowtec/JE

potência mundial, indústria brasileira, etanol, tempos difíceis, usinas endividadas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens