Segunda-Feira 13/10/2025 14:28

Indústria estadual já abriu 1.076 vagas de janeiro a julho deste ano

Estado - Indústria e Serviços - Saldo Positivo

Foto:Divulgação

O setor industrial de Mato Grosso do Sul, composto pelas indústrias de transformação, de extrativismo mineral, de construção civil e de serviços de utilidade pública, voltou a registrar mais um mês com saldo positivo na geração de empregos, conforme levantamento do Radar Industrial da Fiems. Em julho, de acordo os dados apurados, foram abertas mais 332 vagas pela indústria sul-mato-grossense e, até agora, o saldo das contratações no setor ficou positivo em cinco dos sete meses com dados oficiais disponíveis, tendo, no acumulado do ano, 1.076 postos formais de trabalho.

Segundo o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, nos últimos 12 meses, 4.486 vagas foram encerradas, porém, o desempenho vem melhorando sistematicamente. “Por exemplo, na comparação com o início do ano, os últimos 12 meses terminados em janeiro indicavam o fechamento de 9.003 vagas. Ou seja, o total de vagas encerradas na indústria estadual, no comparativo anualizado, se reduziu em 50%”, comparou.

Ele completa que essa recuperação na geração de empregos pelo setor industrial pode ser creditada aos segmentos da construção civil, serviços industriais e indústria da borracha, couro e diversas. “No mês de julho, por exemplo, a indústria construção gerou 345 vagas, enquanto o segmento de serviços industriais abriu 219 vagas. No ano, a indústria da construção abriu 1.737 postos de trabalho, a de serviços industriais criou 446 vagas e a indústria da borracha, couro e diversas gerou 261 vagas”, detalhou.

Considerando todos os setores da economia estadual, no mês de julho, foram abertas 652 vagas, enquanto no acumulado de janeiro a julho, o resultado aponta a criação de 3.744 postos de trabalho. Por fim, nos últimos 12 meses a situação é completamente diferente, com o fechamento de 9.554 vagas no mercado de trabalho. “O conjunto das atividades industriais em Mato Grosso do Sul encerrou julho de 2016 com 126.574 trabalhadores empregados e, com esse desempenho, a indústria segue com o 3º maior contingente de trabalhadores formais do Estado, respondendo por 19,6% de todo o emprego formam existente em Mato Grosso do Sul”, reforçou Ezequiel Resende, 

Especificações

Em Mato Grosso do Sul, de janeiro a julho deste ano, ao todo 94 atividades industriais apresentaram saldo positivo de contratação, proporcionando a abertura de 4.023 vagas. Entre as atividades industriais com saldo positivo de pelo menos 100 vagas destacam-se construção de edifícios (+938), construção de rodovias e ferrovias (+613), obras de terraplenagem (+301), geração de energia elétrica (+239), fabricação de celulose e outras pastas para a fabricação de papel (+187) e coleta de resíduos não-perigosos (+135), obras para geração e distribuição de energia elétrica e para telecomunicações (+135).

Por outro lado, no mesmo período, 113 atividades industriais apresentaram saldo negativo em Mato Grosso do Sul, proporcionando o fechamento de 2.947 vagas. Entre as atividades industriais com saldo negativo de pelo menos 100 vagas destacam-se fabricação de álcool (-330), fabricação de produtos de pastas celulósicas, papel, cartolina, papel-cartão e papelão ondulado (-277), abate de reses, exceto suínos (-209), obras de engenharia civil não especificadas anteriormente (-183), fabricação de fogões, refrigeradores e máquinas de lavar e secar para uso doméstico (-146), construção de redes de transportes por dutos, exceto para água e esgoto (-127) e confecção de roupas íntimas (-108).

Em relação aos municípios, constata-se que em 50 deles as atividades industriais registraram saldo positivo de contratação no período de janeiro a julho, proporcionando a abertura de 2.830 vagas. Entre as cidades com saldo positivo de pelo menos 90 vagas destacam-se Três Lagoas (+956), Aparecida do Taboado (+389), Água Clara (+149), Maracaju (+116), São Gabriel do Oeste (+108), Angélica (+99) e Mundo Novo (+90). No mesmo período, em 27 municípios as atividades industriais registraram saldo negativo, proporcionando a fechamento de 1.754 vagas. Entre as cidades com saldo negativo de pelo menos 90 vagas destacam-se Dourados (-287), Nova Andradina (-264), Bataguassu (-235), Eldorado (-194) e Paranaíba (-163).

Fiems/RMC

Indústria Estadual, Vagas, Saldo Positivo

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens