Domingo 12/10/2025 20:48

Serviço de Informação ao Cidadão registra quase 4 mil acessos em três meses e meio de atendimento

Estado - Geral - Transparência

Foto: Divulgação

Até o início da manhã desta sexta-feira (02), o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) do Governo de Mato Grosso do Sul contabilizava 3,9 mil acessos em um período de três meses e meio de atendimento. Inaugurado em 19 de maio de 2016, o SIC é mais uma ferramenta de combate a corrupção que permite a qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhar pedidos de informações, acompanhar o prazo e receber resposta da solicitação.

Sob coordenação da auditora, Renata Brandão, a ferramenta tem como objetivo mostrar na prática ao cidadão o que o Governo está fazendo. “Nosso trabalho tem sido bastante dinâmico. As pessoas estão realmente interessadas. Recebemos todos os tipos de demandas, da imprensa, sociedade civil, associações, empresas. Alguns questionamentos são mais simples e conseguimos responder de imediato e outros demandam estudo maior e tempo. Para se ter uma ideia, nesses três meses já temos 250 pessoas cadastradas no sistema, sendo 235 físicas e 15 jurídicas”, informou.

Para solicitar informações, os cidadãos precisam seguir cinco passos muito simples que são acessar o portal por meio do endereço eletrônicowww.esic.ms.gov.br , realizar o cadastro e enviar o questionamento por meio de formulário on-line. A partir dai é só acompanhar seu pedido e obter a resposta. Em caso de dúvidas, o SIC disponibiliza uma cartilha(Clique aqui) elaborada pela Controladoria Geral da União, que explica a Lei em detalhes.

Sigilo

Toda e qualquer informação sobre o Governo podem ser conseguidas por meio do SIC, salvo as previstas em Lei como sigilosas. Como o serviço de informação é relativamente novo no Estado, está em andamento a formação de um comitê que fará essa classificação de sigilo em todos os órgãos.

De acordo com Renata, as análises se baseiam em uma norma geral e no bom senso. “A princípio, a regra diz que tudo é público. Nós nos baseamos em uma norma geral. Mas podemos citar entre as perguntas que não podem ser respondidas as informações pessoais como: com que o governador gasta o salário, ou telefone e endereço de servidor específico, por exemplo”, disse.

O que as pessoas querem saber?

Renata conta que os dados mais solicitados são estatísticas. “Querem saber quantas pessoas foram assassinadas em determinado ano, dados sobre violência contra a mulher, número de escolas e alunos, quantas pessoas foram chamadas no concurso tal. Depois vem informações sobre pessoal: salário, órgão em que está lotado, quando foi nomeado. Em seguida despesas de Governo: quanto paga por mês para empresas específicas, qual a quantidade de itens comprados por determinado órgão, quanto é o repasse de duodécimo para cada Poder. Enfim, são muitas solicitações”, declarou.

Entre as secretarias, as informações mais requisitadas são das pastas da Saúde (SES), Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Educação (SED) e Fazenda (Sefaz). Os auditores auxiliam ainda em dúvidas sobre como acessar o Portal da Transparência do Governo e na execução do cadastro do SIC.

Estrutura

O setor de Serviço de Informação ao Cidadão fica localizado no prédio da Secretaria de Fazenda (Sefaz). Uma equipe de auditores é responsável por atender as demandas. “Além disso, trabalhamos em colaboração com os órgãos. Temos dois colaboradores em cada secretaria, designados por decreto”, pontuou Renata.

Além do SIC, onde as pessoas fazem o pedido sobre aquilo que querem saber a respeito do Governo do Estado, o executivo disponibiliza ainda o Portal da Transparência. “Estamos começando. Tanto o Poder Público quanto a população. O governador Reinaldo Azambuja cumpre mais um compromisso implantando a transparência de forma eficaz. Acredito que muito em breve poderemos mudar a cultura do cidadão, incentivando com que fiscalize os gastos de seus impostos e use a ferramenta para o combate a corrupção”, finalizou o coordenadora do SIC.

O Direito a Informação é protegido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, pelo Pacto de Direitos Civis e Políticos, por Convenções Regionais de Direitos Humanos e pela Constituição Cidadã de 1988. Entretanto, passou a ser efetivo, com a implementação da Lei Estadual de Acesso à Informação nº 4.416 de 16/10/2013 e o Decreto Estadual de Acesso à Informação nº 14.471 de 12/05/2016 .

Notícias MS

Serviço, Informação, Registro, Acessos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens