Quinta-Feira 03/07/2025 07:04

Curso de corte e costura capacita reeducandas de Jateí para o mercado de trabalho

Geral - Capacitação

Foto: Divulgação/Agepen

Entre linhas, agulhas e máquinas, reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino “Luiz Pereira da Silva”, em Jateí, receberam este mês a oportunidade de se capacitar para o mercado de trabalho e conquistar uma profissão digna para quando deixarem prisão.

O curso de corte e costura é uma das capacitações profissionais que vêm sendo realizadas no presídio, por meio de parceria entre Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), através da Diretoria de Assistência Penitenciária, e o Sindicato Rural Patronal do município.

A iniciativa corresponde à missão da agência penitenciária em concretizar ações de promoção e desenvolvimento das capacidades do indivíduo, propiciando condições de concorrência igualitárias no retorno ao mercado de trabalho.

Com 80 horas/aula, a qualificação foi ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e teve a participação de 12 internas. O curso foi dividido em duas etapas: modelagem e corte e costura.

“Foi muito gratificante participar deste curso, a oportunidade de aprender é renovadora. Aprendemos a tirar medida, fazer os moldes, moldar as peças, cortar, alinhavar, chulear, fazer costura reta e manusear a máquina de costura”, garante a custodiada Liana Ribeiro, 39 anos.

1Para as detentas, o conhecimento adquirido no curso pode representar um recomeço longe da criminalidade. “Acredito que, futuramente, posso melhorar minha vida familiar e aumentar minha renda financeira, costurando para minha família e para comercializar”, afirma Rosa Maria, 48 anos.

Segundo a diretora do presídio, Solange Pereira da Silva, o objetivo é oferecer uma nova oportunidade de reinserção na sociedade. “Elas poderão costurar em casa ou conseguir uma colocação no mercado de trabalho. Além disso, as detentas recebem remissão na pena, de acordo com as horas que participaram dos cursos”, acrescenta.

A diretora destaca que a inserção das reeducandas em projetos de capacitação profissional reflete diretamente na melhoria comportamental dentro da prisão, “já que a mente está ocupada com o trabalho”.

Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, os cursos oferecidos no presídio de Jateí são resultados de uma “conjugação de esforços” de parceiros importantes, da direção do estabelecimento prisional e da equipe de servidores, que abraçaram como causa oferecer oportunidade de recomeço para mulheres que, por algum motivo, se inseriram na vida do crime.

“Permitir que essas capacitações ocorram na unidade prisional contribui para que as custodiadas construam novos valores”, frisa Stropa.

Os cursos de qualificação profissional ofertados a custodiados da Agepen são coordenados pela Diretoria de Assistência Penitenciária (DAP), por meio da Divisão de Educação que acompanha as ações de parceria, atuando junto às Instituições e Estabelecimentos Penais no fornecimento de suporte às qualificações.

Cursos capacitaram 300 custodiados

O diretor da DAP, Gilson de Assis Martins, informa que neste ano, as parcerias com Instituições possibilitaram a capacitação profissional de aproximadamente 300 custodiados. “Só na unidade penal de Jateí foram capacitadas 47 custodiadas”, detalha.

Conforme Gilson, para o segundo semestre deste ano, está prevista a realização do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que oferecerá 1.180 novas vagas. “Além disso, vamos implementar 14 novas oficinas nas áreas de corte e costura, marcenaria, serralheria e padaria, por meio do PROCAP [Programa de Capacitação Profissional, do Ministério da Educação]”, finaliza.

Notícias MS

Curso, Costura, Reeducandas, Mercado de Trabalho

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,428
Euro 6,402
Franco suíço 6,850
Yuan 0,758
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens