Domingo 12/10/2025 15:51

Subsecretária apresenta ao Codesul ações do governo do MS para combater violência contra mulheres

Estado - Geral - Segurança

Foto:Divulgação

A subsecretária de Políticas para Mulheres do Governo do Mato Grosso do Sul, Luciana Azambuja, apresentou ontem (31), em Curitiba, na reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), os programas e ações do Executivo para enfrentar a violência contra as mulheres no Estado. O encontro foi aberto pelo governador Beto Richa (PSDB) e pela primeira-dama e secretária da Família e Desenvolvimento Social do Paraná, Fernanda Richa.

 A reunião foi convocada pela Comissão Permanente de Políticas Públicas para Mulheres do Codesul, do qual fazem parte representantes dos governos do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Luciana Azambuja falou do trabalho que vem sendo realizado pelo governo para reduzir a violência contra as mulheres no Estado, com destaque para o Agosto Lilás, mês em que foram desenvolvidas uma série de atividades para celebrar os dez anos da Lei Maria da Penha, estimular as denúncias de violência contra as mulheres e, também, conscientizar a população masculina sobre a gravidade da violência doméstica no MS.

 Luciana contou na reunião que durante todo o mês de agosto foram realizadas várias ações educativas em todo o Estado, ressaltando a importância, para o sucesso da campanha, das parcerias que foram desenvolvidas com o Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Assembleia Legislativa, Detran, prefeituras municipais, entidades da sociedade civil e de classe, entre outras. A subsecretária também ressaltou a decisão do governo do Mato Grosso do Sul de levar, de forma inédita, informações sobre a Lei Maria da Penha para mulheres com deficiência visual, auditiva e mulheres das etnias guarani e terena.

“Chamou muito a atenção dos integrantes da comissão este modelo de parcerias que fizemos no nosso estado para tratar da violência contra as mulheres e, particularmente, o programa Maria da Penha vai à Escola. A iniciativa despertou muito interesse nas equipes que participaram da reunião e  vai inspirar projetos semelhantes nos outros estados do Codesul”, ressaltou Luciana.

 A secretária da Família e Desenvolvimento Social do Paraná, Fernanda Richa, afirmou que a iniciativa de conhecer as propostas dos outros estados do Codesul  vai contribuir para melhorar as políticas para mulheres no Paraná. “Buscamos saber o que os outros estados estão desenvolvendo, de que forma isso está acontecendo, como nós podemos minimizar o problema e de que maneira, juntos, podemos levar ao Brasil uma solução para essa questão que atinge o País inteiro”, assinalou a secretária.

 Para a secretária Nacional de Assistência Social, Maria do Carmo Brant, é por meio da troca de experiências que o Brasil pode alcançar soluções para a violência contra a mulher. “Tudo o que foi falado aqui merece ir para a pauta e para a agenda nacional. Vemos um esforço muito robusto das secretarias dos estados do Codesul para fortalecer a mulher e a família”, disse.

 Ao abrir o encontro, o governador Beto Richa, presidente do Codesul, afirmou que é um desafio de todos os estados planejar ações prioritárias para a área social, principalmente as que envolvem as políticas para as mulheres. “Nenhuma administração se justifica se não tiver políticas contundentes que abranjam a área social. As pessoas em situação de vulnerabilidade são as que mais precisam da mão estendida do Estado”, disse o governador.

 Ao final da reunião, a comissão decidiu que fará um seminário de Políticas Públicas para as Mulheres, que deverá ser realizado em abril do próximo ano, em Curitiba.

Notícias MS

Codesul, Ações, Combate, Violência

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens