Quinta-Feira 16/10/2025 20:09

Aposentados da Agepen participam de palestra sobre superação e qualidade de vida através do esporte

Estado - Ações Públicas - Palestra

Foto:Divulgação

A Diretoria de Administração e Finanças da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio do Núcleo de Assistência Psicossocial ao Servidor, realizou nesta terça-feira (30) o 3º Encontro Estadual para Servidores Aposentados da Agepen/MS”, como parte da política de valorização do servidor da instituição.

Iniciado em maio deste ano, o programa envolve a realização de palestras, rodas de conversa e momentos de descontração e confraternização. Segundo o diretor de Administração e Finanças da Agepen, Arnold Siegfried Rosenacker, responsável pelo projeto, a experiência é uma forma de conhecer melhor a situação atual em que os aposentados estão, contribuir para que eles tenham uma qualidade de vida melhor, e, ao mesmo tempo, colher experiências para melhorar as condições de trabalho dos que ainda estão na ativa e em seu processo de aposentadoria.

Neste 3º encontro, o grupo contou com a presença do senhor Gabino Lino, de 62 anos, apresentador do programa “Idade Viva”, da Rádio Educativa, no qual exibe histórias de superação, além de incentivar práticas como a aeróbica, a natação e a hidroginástica. O próprio radialista é um dos exemplos e levou sua experiência de vida aos servidores penitenciários aposentados. “Em 2011, sofri uma síncope respiratória, que é a perda de consciência de forma súbita e transitória, provocada pela brusca diminuição da irrigação sanguínea cerebral. Devido a esta situação e por indicação médica, precisei mudar meus hábitos”, contou. “O médico pediu que eu começasse a praticar atividades físicas, caso contrário o meu estado de saúde poderia se complicar seriamente”, lembrou.

Desde então, o aposentado frequenta, de forma amadora, várias corridas de rua do estado. Também passou a adotar uma alimentação mais saudável. Em dois anos de atividades físicas, Gabino conseguiu perder 20 kg. Seu exemplo de superação o fez ser um dos escolhidos para conduzir a tocha olímpica durante sua passagem por Campo Grande este ano. Ele levou tocha aos aposentados da Agepen, que puderam sentir um pouquinho da emoção vivida.

Para o palestrante, a chegada da aposentadoria deve significar uma constante renovação e não um momento de estagnação. “O aposentado precisa continuar trabalhando, se exercitando e se reinventando”, concluiu.

A agente penitenciária aposentada Afonsa Cabreira foi uma das participantes e destacou que a palestra foi uma experiência importante. “Para mim, pessoalmente, foi um exercício de ânimo, que você vê o quanto você pode e deve participar depois dos seus 60, 70 anos”, declarou. Segundo ela, segurar tocha também representou um incentivo para isso. “Me senti imensamente importante, é um momento cívico para qualquer brasileiro”, declarou. [Afonsa Cabreira]

 Presente em mais um encontro, o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, agradeceu aos aposentados pela contribuição dada ao sistema penitenciário. Stropa destacou, ainda, que tais encontros são importantes para manter os laços dos aposentados com a instituição para a qual, dentro do Governo do Estado e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, prestaram relevantes trabalhos.

Na ocasião, o diretor aos aposentados que eles terão um espaço no curso de formação dos novos servidores, cujo concurso está em andamento. “Será um momento importante, do diálogo entre os que serviram e os que iniciarão no serviço, representando uma verdadeira troca de experiências sobre o sistema prisional estadual”, declarou.

Programa de Desaceleração

Dentro dessa proposta de ter um olhar especial com quem muito já contribuiu com o sistema prisional, está sendo instituído para os servidores da ativa o “Programa de desaceleração dos servidores em processo de aposentaria da Agepen/MS”, objetivando levar o servidor a refletir sobre os aspectos positivos e negativos dessa fase, sobre a importância de se preparar para o futuro, esclarecer questões legais, conhecer seus direitos e decidir sobre o momento adequado para a aposentadoria.

O programa tem como eixo de discussão os aspectos psicossociais, o envelhecimento saudável, o lazer, o desenvolvimento de nova atividade ou ocupação e o planejamento financeiro, pessoal e familiar.

Os trabalhos são promovidos pelo Núcleo de Apoio Psicossocial da Agepen , composto pelas servidoras: Maria Roseneusa Santos Oliveira (assistente social e chefe do Núcleo) e pelas psicólogas: Patrícia Ferreira De Lima Pereira, Lucimara Mateus Potric De Souza, Maria Izabella da Silva Amorim, Vanessa Saad Mariano Acunã.

Notícias MS/RMC

Palestras, Superação, Qualidade de Vida

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens