Rio-2016: Olimpíada vai terminar em Carnaval
Mundo - Brasil - Esporte - Olimpíadas Rio 2016
(Cerimônia de encerramento da Rio-2016 - Foto: Alexander Hassenstein/Getty Images)
Depois de 306 provas, em 42 modalidades esportivas, a Olimpíada chega ao fim. O evento começou com o grupo de percussão corporal Barbatuques, que produz sons a partir de partir de efeitos de voz e palmas, estalos e outras batidas de mãos, com efeito visual inspirado nas obras de Tarsila do Amaral.
O alemão Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional, foi apresentado em seguida. Martinho da Vila cantou Carinhoso, de Pixinguinha, e a marchinha As Pastorinhas, seguido pelo o hino nacional brasileiro interpretado por um coral de crianças de Niterói.
Continuando o show musical, a cerimônia tem a cantora Roberta Sá interpretando Carmen Miranda. Em sequência ao protocolo da cerimônia de encerramento, a apresentação chama “os heróis do Jogos Olímpicos 2016: os atletas”. Ao som de samba e frevo, as delegações tomam conta do palco da festa.
Na delegação brasileira, o canoísta Isaquias Queiroz, que ganhou duas medalhas de prata e uma de bronze na Rio-2016, carrega a bandeira do Brasil – e tira selfies com os outros atletas.
A cerimônia de encerramento acontece sob chuva no Maracanã, com duração de três horas, a partir das 20h
As pinturas rupestres da Serra Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, também foram representadas na cerimônia, para homenagear a “arte feita pelo povo”, de acordo com a diretora criativa e criadora Rosa Magalhães.
O grupo Corpo, de dança contemporânea, se apresentou em meio à homenagem à arte de barro, ao som de música nordestina. Os bonecos de barro dançaram Asa Branca, de Luiz Gonzaga.
A cerimônia mostrou os melhores momentos da Rio-2016 e teve a entrega das medalhas da maratona masculina, tradicional prova de 42km. O queniano Eliud Kipchoge conquistou o ouro, a prata ficou com o etíope Feyisa Lilesa e o americano Galen Rupp recebeu a medalha de bronze.
O cantor pernambucano Lenine embala o Maracanã com Jack Soul Brasileiro para homenagear os voluntários dos Jogos Olímpicos do Rio.
A bandeira olímpica foi transmitida para Yuriko Koike, governador de Tóquio, sede da Olimpíada de 2020. Em 8 minutos, a cidade deu uma prévia da cultura japonesa com videogame, Hello Kitty e outros ícones modernos. O primeiro-ministro Shinzo Abe apareceu vestido de Super Mario.
Programação
Um dos maiores blocos do Brasil, o Cordão da Bola Preta foi escalado para a festa, junto com sua madrinha, a atriz Leandra Leal. Carmen Miranda será homenageada pela cantora Roberta Sá. Lenine é outro nome escalado para encerrar as duas semanas de Jogos Olímpicos – ele vai cantar uma música em homenagem aos voluntários.
“A ideia é falar sobre a arte feita pelo povo. E no final, claro, tem que ter carnaval”, disse Rosa Magalhães. “O hino do Rio de Janeiro é uma marchinha de carnaval da década de 30. Acho que nenhuma cidade do planeta tem uma coisa tão louca quanto um hino que é uma marchinha de carnaval. Então, é justo que isto seja o final.”
Rosa é atualmente carnavalesca da São Clemente e foi responsável pela cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007. Artista plástica, ela conquistou cinco títulos do carnaval trabalhando com a Imperatriz.
A festa contará também com uma apresentação japonesa, país que receberá a próxima edição do evento.
veja / mshoje.com
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão