Sexta-Feira 11/07/2025 13:47

Ladário discute em oficina a Atualização do Protocolo Municipal de Atenção às Vítimas de Violência

Ações Públicas - Atualização do Protocolo

Foto:Divulgação

Aconteceu nesta quinta-feira, 18 de agosto, a 1ª Oficina de Atualização do Protocolo Municipal de Atenção às Vítimas de Violência de Ladário. O evento foi realizado na sede da SSCH, e contou com a presença de autoridades civis e militares como o Prefeito José Antonio Assad e Faria, a Secretária de Assistência Social Jane Contu, Secretário de Saúde Cleber Colleone, o delegado da Polícia Civil Fernando Araújo da Cruz, Tenente Araújo da PM e Elaine Fernandes, no ato representando o Núcleo de Assistência Social da Marinha- 6° Distrito Naval.

O objetivo do encontro foi reunir os integrantes da rede de proteção e discutir aspectos referentes ao atendimento às vitimas de violência no âmbito municipal, analisando os fluxos de atendimento, visando atualizar o protocolo municipal de forma a potencializar os atendimentos prestados dentro da Pérola do Pantanal.

Para o chefe do Executivo ladarense, a oficina tem tudo a ver com o momento que o Brasil vem vivendo, se referindo as Olimpíadas 2016, onde em sua maioria, os atletas que subiram no pódio e beliscaram uma medalha para o nosso país, saíram de programas sociais, que tem como um de seus focos, resgatar atletas e pessoas comuns, vítimas de violência, seja ela doméstica, verbal entre outras.

“Vejo aqui em nossa cidade, um trabalho bastante amplo e eficaz, que traz de volta o brilho dessas pessoas, que são vítimas de violência. Temos equipes fortes, que junto com outras instituições, mostram os valores para essas mulheres, crianças e até mesmo homens e idosos, que eles sim, são capazes de seguir em frente. Um desses exemplos é a atleta de judô Larissa, que saiu do Programa Força do Esporte, que acontece em parceria com a Marinha, e é uma das esperanças de medalhas para os próximos jogos. Esse programa, que tanto atende crianças que estão vulneráveis, mas insiste em mostrar o caminho correto. Por isso discutir a violência não é simplesmente apontar o culpado por ela, mas sim, colocar na vida dessas pessoas de que elas são capazes de vencer”, falou José Antonio.

Para o Secretário de Saúde, o encontro é de extrema importância, pois possibilita não apenas a discussão, mas também norteia os trabalhos para a prevenção e também auxilio de quem já foi vítima de violência.

“A integração da rede e a pactuação dos fluxos de atendimento através da discussão dos aspectos referentes ao cuidado, atendimento e acolhimento às vitimas de violência, analisando as novas leis e diretrizes e atualizando o fluxograma e o protocolo de atendimento municipal, nos permitirá reforçar ainda mais as ações referentes à violência”, falou Cleber Colleone.

Já para o delegado Fernando Araújo, a violência pode ser encaixada como psicológica, verbal e física, onde em sua maioria, no município, aproximadamente 50% das investigações estão ligadas a violência doméstica.

“São crimes difíceis de punir, onde na maioria das vezes são imprevisíveis e não deixa vestígios. Porém, em nossa delegacia, apesar de não ser especializada, existe as nossas policiais e investigadoras que são incumbidas a prestar atendimento para essas pessoas, principalmente para mulheres. E esses eventos, contribuem na tentativa de diminuir essa onde de violência em nossa cidade, que por sinal é bem frequente, onde pelo menos uma a cada dia é registrada”, informou Fernando Araújo.

Ladário

Conforme Núcleo de Prevenção a Violência e Agravos Não Transmissíveis de Ladário, de janeiro a julho deste ano, 56 casos de violência foram conformados na cidade.

O número representa 21,37% representa violência física, onde de acordo com os gráficos apresentados, desse total, 36,63%, aconteceram dentro de casa e 6,11% em vias públicas. As mulheres lideram o indicie com 31,54%.

Ainda participaram do encontro, representantes das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação, da Superintendência de Politicas Públicas para as Mulheres, SEMIPS, Conselho Tutelar, Policia Civil, Policia Militar, Marinha e outras instituições integrantes da rede.

Notícias MS/RMC

Oficina, Protocolo Municipal, Vítimas de Violência

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,419
Euro 6,383
Franco suíço 6,823
Yuan 0,756
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens